Entre os pedidos que constam na lista de reivindicações entregues pela Comissão de Desenvolvimento e Infraestrutura ao governador Ratinho Junior, na manhã desta quinta-feira (11), em Londrina, está a solicitação de que os investimentos feitos pelo município no aeroporto José Richa sejam ressarcidos ao erário após o processo de concessão do aeroporto à iniciativa privada. O grupo, formado por políticos e lideranças do Norte do Estado também reivindica que possa companhar de perto a elaboração dos estudos para a concessão.
A reunião entre a comissão e o governador aconteceu pela manhã, na ExpoLondrina, por ocasião da transferência provisória do executivo estadual para o recinto Horácio Sabino Coimbra, no Parque de Exposições Ney Braga. Os outros assuntos em pauta foram o reforço do compromisso da execução das duas passarelas na BR-369, já anunciadas ontem, além de uma terceira próxima ao campus da PUC; a execução do Contorno Norte de Londrina; e a duplicação da PR-445 entre o distrito de Irerê e o município de Mauá da Serra.
O aeroporto é uma questão emblemática não só para os londrinenses, mas também para quem vive nas cidades do Norte do Estado que utilizam o serviço hoje administrado pela Infraero. Todos sabem da importância que a infraestrutura de transporte, incluindo o aéreo, representam para o desenvolvimento de uma região. Por isso, em relação ao aeroporto de Londrina, a comissão também quer garantir que sejam executadas as obras previstas de ampliação da pista em 750 metros e instalação de instrumentos de voo, como o ILC.
Para executar as obras, a Prefeitura de Londrina entrou com a desapropriação de imóveis no entorno, que já estão sendo pagos. O anúncio de concessão de aeroportos pelo governo federal chega no momento em que a Infraero entraria com sua contrapartida no acordo, executando as obras necessárias. São esses investimentos que o município espera agora que voltem para os cofres da prefeitura.
Essa é uma pauta necessária e é importante que o município seja ressarcido do investimento feito antes da concessão do aeródromo. Felizmente, a proposta foi bem recebida por Ratinho Junior – ele sinalizou que dentro das possibilidades, o município receba de volta o dinheiro investido. E, finalmente, a cidade espera comemorar em breve que a tão esperada ampliação da pista realmente saia do papel.
>> Link Original