Vereadores entregam pauta com 22 demandas da cidade ao governador

Câmara lista prioridades pendentes relacionadas às áreas de saúde, infraestrutura, educação e mobilidade urbana

FOLHA DE LONDRINA (PR) | POLÍTICA | 12/04/2019
GUILHERME MARCONI - GRUPO FOLHA
Depois da Comissão de Infraestrutura e Desenvolvimento de Londrina, foi a vez dos 19 vereadores da Câmara Municipal aproveitarem a instalação temporária do governo estadual no Parque Ney Braga durante a ExpoLondrina para também entregar a Ratinho Junior (PSD) uma carta de reivindicações de obras pendentes na cidade.
A lista com as 22 principais demandas cobra investimento em infraestrutura e por isso inclui algumas que já haviam sido listadas e entregues ao governador pela Comissão de Infraestrutura, como a construção do Contorno Norte e a duplicação da PR-445 no trecho de 52 quilômetros entre o distrito de Irerê e o trevo de Mauá da Serra.
O novo traçado para escoar o trânsito do trecho urbano da BR-369 (Avenida Brasília), o Contorno Norte, por exemplo, foi pensado na década de 1990, mas até hoje sequer saiu do papel e esbarra em questões jurídicas e na falta de investimento, passando por várias gestões.
A lista dos vereadores, porém, inclui demandas específicas da cidade que vão além da logística e industrialização. Há também prioridades elencadas na segurança, transporte metropolitano, saúde (construção do Hospital da Zona Oeste e as reformas de ampliação dos hospitais das zonas Norte e Sul), habitação, educação e pesquisa (veja gráfico).
A relação de prioridades foi entregue a Ratinho Junior na noite dessa quinta-feira (11), no Parque Ney Braga.
DEMANDAS DA COMUNIDADE
Segundo o presidente da Casa, Ailton Nantes (PP), são demandas levadas à Câmara Municipal pela comunidade e amplamente debatidas pela sociedade civil organizada. “Cada vereador tem a proximidade com uma demanda e indicamos as obras mais urgentes.” Questionado sobre a validade do documento na prática, Nantes disse que não cabe ao Legislativo municipal determinar prazos nem prioridades. “Caberá ao governador elencar na ótica da gestão esse critério, fazer um plano de viabilidade e verificar se há orçamento.”
O presidente da Câmara, entretanto, sinalizou que a duplicação da PR-445 e o Contorno Norte precisam ser executados com extrema urgência. Em Londrina, Ratinho Jr. prometeu lançar ainda neste mês um programa de projetos executivos que incluirá a duplicação da rodovia do distrito de Irerê até Mauá da Serra. “O Contorno Norte é muito importante, porque é uma obra fundamental para a região, não estamos pensando só em Londrina.”
Sobre o encontro, considerado inédito, entre um governador e vereadores de Londrina na sede da ExpoLondrina, Nantes avaliou que a proximidade é um “bom sinal” para o diálogo com a principal cidade do interior do Estado.
Para o vereador Eduardo Tominaga (Dem), o governo do Paraná precisa focar no potencial da região como a agroindústria e setor de tecnologia e inovação. “Essas políticas públicas são essenciais. Londrina precisa de projetos que facilitem essa logística, facilidade no transporte que garante o menor custo operacional das empresas”
Mais cauteloso, Tominaga considerou que apesar de positivo, não há motivos para comemorações na oportunidade de os vereadores se encontrarem com o governador. “Isso somente quando as coisas forem consolidadas, quando os projetos saírem do papel”.

>> Link Original

#58235027