A capital baiana recebeu entre os dias 04 e 08 de novembro as emoções do Brasileiro Escolar de Basquete 3x3. Realizado pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), o torneio contou com a participação de estudantes entre 15 e 17 anos de escolas públicas e particulares de todos os estados do Brasil.
Representado pelo Colégio Salesiano Dom Bosco, de Parnamirim, e pelo Marista, de Natal, o Rio Grande do Norte fez história em Salvador após vencer a grande decisão contra os atletas escolares do Colégio Amorim, de São Paulo, que até então eram os atuais campeões brasileiros. Com a vitória por 21 a 17 em um jogo marcado pelo equilíbrio técnico das duas equipes, o grupo potiguar desbancou o favoritismo paulista e levou o troféu.
Graças ao incentivo dado pela Federação Norte-rio-grandense do Desporto Escolar (FNDE), o basquetebol potiguar, após essa importante conquista, ressurge no cenário nacional como o melhor do país justamente onde o sonho começa: na base. Com a vitória do Salesiano, os alunos carimbam o passaporte para o Mundial da modalidade previsto para ocorrer na Ásia em 2020.
Técnico campeão brasileiro, José Maciel não escondeu a emoção após o apito final. Professor do Colégio Salesiano, o potiguar contou que o momento é de comemorar, mas o objetivo agora é o de focar para o mundial.
- Em primeiro lugar quero agradecer a FNDE e todos do Salesiano pela torcida, apoio e incentivo. O momento é de comemorar essa conquista inédita para o nosso estado numa modalidade até então desacreditada. Trabalhamos duro para vencer São Paulo na decisão e graças ao equilíbrio emocional da nossa equipe, fomos bem-sucedidos. Agora é fazer festa, mas não esquecer que o mundial está próximo. Por isso, vamos intensificar os treinos para conquistarmos uma posição de destaque na Índia.
Experiente em competições escolares, o ex-atleta de futsal e diretor da FNDE, Jorian Fontes, foi o chefe da delegação na missão Salvador. Sem palavras para definir o que sentiu após testemunhar o título potiguar no 3x3, Jorian prometeu ‘pizza grátis’ para toda a delegação, motivo de euforia entre os estudantes. “Hoje a pizza é por nossa conta e o choro também”, brincou.
Mas a conquista não se resume apenas ao título brasileiro. O representante feminino do Rio Grande do Norte na competição garantiu, pela Série Bronze, a medalha de ouro. As alunas do Colégio Marista, de Natal, venceram o Colégio Motiva, da Paraíba, por 08 a 07 e, com o resultado, subiram ao topo do pódio garantindo a medalha de ouro para o estado.
Feliz pelas conquistas no torneio, Gileno Souto, presidente da Federação Norte-rio-grandense do Desporto Escolar (FNDE), agradeceu o empenho da delegação, elogiou o trabalho feito pelos professores e afirmou acreditar no título inédito do Brasil com o Basquete 3x3 na Índia no próximo ano.
- Parabéns aos nossos estudantes pela campanha fantástica em Salvador. Estou feliz e ainda emocionado com cada bola na cesta. Os professores José Maciel e Luis Afonso conduziram de maneira impecável as nossas duas equipes neste torneio que entra para a história do nosso estado. O Brasil nunca ganhou um título mundial com o basquete, e eu acredito que esse tabu pode acabar no ano que vem.
Depois da premiação, os estudantes voltaram para o hotel onde preparam um retorno triunfal para Natal. O desembarque da nossa delegação está previsto para a manhã deste sábado (9), na capital do estado.