Reeleito para o terceiro mandato de deputado federal nas eleições de 2018, Sandro Alex (PSD) se licenciou do cargo para assumir a Secretaria de Infraestrutura e Logística do Paraná (Seil) no governo Ratinho Junior (PSD), pasta que coordena desde o início de 2019. Em entrevista exclusiva ao Diário dos Campos, Sandro Alex faz um balanço do primeiro ano à frente da secretaria e os projetos previstos para 2020. Segundo ele, a região dos Campos Gerais será bastante benefi ciada neste ano. Confi ra a entrevista.
Pedágios “Uma das principais discussões na secretaria foram os pedágios, que é o assunto mais complexo da pasta e requer atenção especial por parte do Governo do Estado. Quando assumimos, o governo federal fez o primeiro anúncio de que retomaria suas concessões federais e a primeira análise era de que o Estado fi caria com as suas rodovias estaduais. Assim, a nossa dúvida era como iríamos administrar as rodovias estaduais. Então começamos a tratar junto com o governo Bolsonaro e chegamos ao acordo de que faríamos novas concessões em 2021 em conjunto. Para isso, montamos um grupo de trabalho formado por representantes do governo federal e estadual para iniciar as tratativas. A primeira ação foi redesenhar o Anel de Integração, que era composto por 2,5 mil quilômetros, passando para 4,1 mil quilômetros, incluindo algumas rodovias estaduais como a 323, 280 e 092 – além das BRs 476 e a 163 e a Transbrasiliana – a 153. Diante destas seis novas rodovias nós fi zemos um desenho para compor um anel que tivesse a função de corredor de exportação com o Porto de Paranaguá e de ligação com outros estados, diferentemente do anel original. Anunciamos algumas obras importantes, entre elas o trevo Cataratas – Cascavel e mais de R$ 365 milhões em obras nos Campos Gerais, que contemplam Campo Largo, Castro, Piraí do Sul, duplicação na Rodovia do Café [BR-376] - sentido Apucarana - e obras na avenida Souza Naves, que ainda estão na fase de elaboração de projetos. Já no tempo presente estamos tratando obras que precisam ser concluídas antes de 2021, como a duplicação da Rodovia do Café até Mauá da Serra, o contorno de Apucarana, o contorno de Arapongas, entre outras”. %anco de proMetos “O governador anunciou R$ 350 milhões em projetos executivos para todo o Paraná, o maior anúncio de projetos executivos do Brasil. Um dos grandes problemas da Infraestrutura é que não temos projetos, e sem eles não tem obra. Para a região dos Campos Gerais, por exemplo, conseguimos ordem de serviço para fazer projeto de duplicação da rodovia Ponta Grossa – Palmeira”.
Voe Paraná “Este é um dos mais bem-sucedidos programas da Seil e surgiu do desejo do governador de levar a aviação para o interior do estado. Hoje o Paraná tem a maior malha regional do Brasil, o que foi possível com a redução dos impostos e a transformação deste recurso em passagem. Só em 2019, agregamos à malha do Paraná 500 mil novos assentos, negociamos com a Latam, Azul, a Gol e, mais recentemente, com a Passaredo. Um dos anúncios recentes, inclusive, são dois voos diários de Ponta Grossa para Congonhas; agregamos voos internacionais tanto em Curitiba como em Foz do Iguaçu. Reduzimos os impostos, trouxemos mais operações para o estado e estamos resgatando a malha que havia perdido muitos voos nos últimos anos. Isso tem gerado uma cadeia de desenvolvimento importante para o Paraná, que se torna mais competitivo”.
Campos Gerais “Teremos em 2020 um verdadeiro canteiro de obras nos Campos Gerais, benefi ciando praticamente todas as cidades. Teremos viaduto em frente à Tetra Pak; um trevo na PR-151, na entrada secundária de Ponta Grossa, em frente à DAF; vamos ter viaduto de acesso a Castro, Piraí do Sul e mais duas obras na Souza Naves. Quero tranquilizar empresários e população porque as obras que serão feitas na Souza Naves serão para modernização, aumentando a mobilidade e a segurança na via, jamais para prejudicar o comércio local. Não havia previsão de nenhuma obra para a Souza Naves, mas consegui aprovar os trabalhos no Supremo Tribunal Federal, sendo a única leniência da Lava Jato que teve aditivo, porque não havia previsão de fazer nada no local. Os projetos devem fi car prontos em março e então mostraremos para a sociedade. Teremos ainda a duplicação da Rodovia do Café e dois viadutos em Campo Largo. Em Ponta Grossa teremos investimentos de R$ 35 milhões no Aeroporto Sant’Ana, para ampliação do terminal. Vou trabalhar na duplicação da rodovia entre Ponta Grossa e Palmeira, a pavimentação entre Ipiranga e Ivaí. Teremos o contorno em Castro e duplicação da PR-092, além de pontes, viadutos, trincheiras e passarelas”.
Investimentos em infraestrutura “Conseguimos, junto ao governo federal, a autorização para construção da ponte Brasil – Paraguai, com orçamento de R$ 500 milhões. A gestão da construção fi cará com o Governo do Paraná, pela Seil, em parceria com o DER e Dnit, com recursos da Itaipu. Queremos entregar esta ponte ainda durante o mandato do governador Ratinho Junior. Lançamos ainda o programa de recuperação de rodovias, somando investimentos de R$ 2 bilhões - já que herdamos uma malha rodoviária precária, de rodovias que estavam há mais de dois anos sem conservação. Lançamos ainda o programa de recuperação de rodovias, somando investimentos de R$ 2 bilhões. Em 2019, o governador conseguiu mais de R$ 500 milhões para que iniciássemos o processo de recuperação. E, com o novo orçamento aprovado para 2020, vamos dar um fl uxo maior e entrar em janeiro com uma força-tarefa enorme de recuperação de rodovias. Teremos um alto valor para obras em 2020; o governador determinou R$ 145 milhões dos recursos do leilão do pré-sal a que o Paraná terá direito para as estradas”.