Situação escolar do Paraná pode melhorar em 2020

BANDNEWS FM (CURITIBA) (PR) | NOTÍCIAS | 02/01/2020



O levantamento do Inep indica que 22% dos alunos do Paraná estão atrasados no ensino médio, é a segunda maior proporção entre os estados do sul, isso significa que a cada cem alunos matriculados vinte e dois já reprovaram ou abandonaram os estudos por dois anos ou mais.
Desse modo, atualmente o grupo está com idade escolar superior à recomendada estabelecida entre quinze e dezoito anos de idade. O índice é ainda maior entre alunos da primeira série do ensino médio e chega aos 25%, isso significa que um quarto dos alunos que iniciam a última fase da educação regular no Paraná estão atrasados em relação à idade escolar recomendada.
A socióloga Beatriz Caetana do Centro Marista de Defesa da Infância destaca que esses números têm ligação direta com a evasão escolar e podem ter várias causas.O censo escolar de 2018 apontou que 52% das instituições de ensino do Paraná não possuíam dependências acessíveis aos portadores de algum tipo de deficiência.
Cerca de 44% não tinham acesso à rede de esgoto. O mesmo levantamento indicou que mais de 40% das escolas não contavam com biblioteca.
Em outubro o Governo do Paraná anunciou que vão ser investidos cerca de trinta e seis milhões de reais para obras e reformas de escolas.
O desejo, por exemplo, é acabar com as escolas de madeira climatizada em salas de aula e introduzir um programa de três refeições diárias dos colégios estaduais a partir de 2020.
O governador Ratinho Júnior diz que a ideia é modernizar as duas mil e cem unidades do Paraná e criar um ambiente saudável.

#63070389