Na manhã desta sexta-feira, 31, na Amsop de Francisco Beltrão, lideranças políticas e empresariais da sociedade sudoestina se reuniram para debater sobre o aeroporto regional — programado para o município de Renascença.
O objetivo agora é que o governo do Estado confirme o interesse de abraçar o projeto. A verba, segundo os relatos, é do governo federal.
Na semana que vem o secretário estadual Sandro Alex (Infraestrutura e Logística) deverá ir a Brasília, numa audiência na SAC (Secretaria de Aviação Civil).
Lutas do Sudoeste
Nas falas, foram lembradas conquistas de Beltrão e do Sudoeste, com mobilização e articulação política, como a tranformação da Facibel em Unioeste, no início do século, e o curso de Medicina da Unioeste — que neste ano de 2020 formou sua segunda turma.
Também teve críticas ao posicionameto de pato Branco, que não está engajado nesta luta regional.
Presenças
Estiveram presentes o presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB) e o deputado Wilmar Reichembach (PSC), os prefeitos Cleber Fontana (PSDB de Beltrão), Lessir Bortoli (PSC de Renascença), Agilberto Perin (PSDB de Itapejara d´Oeste), Helton Pfeifer (PSDB de Salgado Filho), Marco Zandoná (MDB de Barracão), Moacir Fiamoncini (PSDB de Santa Izabel do Oeste), Nilson Feversani (PSDB de Bom Sucesso do Sul) e Jair Stange (PDT de Nova Esperança do Sudoeste), os vice-prefeitos Paulo Deola (PP de Bom Jesus do Sul) e Givanildo Trumi (PP de Boa Esperança do Iguaçu).
Entre os empresários, Jorge Krindges, Valney Ghedin, Paulo Baraldi e o presidente da Acefb, Tarsízio Bonetti, também presente Alzimiro Thomé, presidente da Cresol, e Jocelei Fiorentin, do Sebrae
>> Link Original