O combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, já se comprovou como sendo a maneira mais eficaz de vencer a doença. Este combate, para apresentar resultados realmente efetivos, precisa ser feito de maneira conjunta. Neste sentido, os esforços realizados quase que simultaneamente pelas prefeituras de várias cidades da região tem maiores chances de reduzir a infestação do mosquito em todo o Vale do Ivaí e, consequentemente, a circulação do vírus.
Conforme publicado na edição de ontem da Tribuna, Ivaiporã vai enfrentar a epidemia de dengue com aplicação de inseticida. O produto – recém-liberado pelo Ministério da Saúde - já chegou ao município. Ivaiporã conta com quase 350 casos de dengue registrados e mais de 400 notificações.
Município vizinho de Ivaiporã, Jardim Alegre iniciou nesta semana um extenso mutirão. A cidade registra poucos casos da doença (16) e quer continuar neste mesmo patamar. Da mesma forma está Apucarana, com 9 casos confirmados, o que não impediu a extensão do trabalho dos agentes de endemias da Autarquia Municipal de Saúde (AMS). Eles estão atuando também aos sábados, retornando às casas que encontraram fechadas nas visitas feitas durante a semana.
O combate ao vírus da dengue precisa ser feito de maneira conjunta por conta da grande circulação de pessoas entre os municípios da região, colocando em risco a saúde de todo o Vale do Ivaí. A situação fica ainda mais crítica quando uma das maiores e mais importantes cidades do Vale do Ivaí, Ivaiporã, encontra-se em situação de epidemia.
O trânsito de pessoas e mercadorias tem sido incentivado cada vez mais entre os municípios, que inclusive foram designados como Região Metropolitana de Apucarana há pouco tempo, justamente para promover essa aproximação. Desta forma, é essencial que todos façam a sua parte, incluindo aí as prefeituras.
>> Link Original