francisco beltrão

Mobilização pelo aeroporto regional reúne lideranças e espera resposta do governo

JORNAL DE BELTRÃO (PR) | ÚLTIMAS | 01/02/2020
Em pé, a fala do vice-prefeito de Francisco Beltrão e coordenador do projeto do aeroporto regional, Antonio Pedron, na reunião com lideranças na Amsop.
Foto: Leandro Czerniaski/Assessoria
Na Amsop de Francisco Beltrão, lideranças políticas e empresariais da sociedade sudoestina se reuniram para debater sobre o aeroporto regional — programado para o município de Renascença.
O objetivo agora é que o governo do Estado confirme o interesse de abraçar o projeto. A verba, segundo os relatos, é do governo federal.
Foi apresentado o projeto e a necessidade de uma estrutura que atenda a demanda de passageiros a médio prazo e fortaleça os potenciais econômicos da região.
Na semana que vem o secretário estadual Sandro Alex (Infraestrutura e Logística) deverá ir a Brasília, numa audiência na SAC (Secretaria de Aviação Civil). “Acabei de falar como secretário Alex Alex por WhatsApp e ele confirmou sua ida a Brasília na semana que vem”, disse o presidente da Assembleia, Ademar Traiano. Na sua fala, ele reforçou que a mobilização tem de ter também a força política da região. “Não vamos nos iludir, sem força política não conseguiremos”. Vice-prefeito de Beltrão e coordenador do projeto, Antonio Pedron (PSD) comentou que tem conversado com o secretário Alex nesse sentido. O prefeito de Renascença, Lessir Bortoli (PSC), asseverou: “o governo federal tem interesse, uma equipe de alto nível esteve aqui nos visitando, a verba federal está garantida”.
O prefeito Cleber Fontana (PSDB) reiterou que a região tem de estar unida. Ele lembrou da Medicina da Unioeste — que neste ano de 2020 formou sua segunda turma — fato também lembrado por Traiano, que foi o articulador para que se viabilizasse o curso.
A reunião também teve críticas ao posicionamento de Pato Branco, que não estaria engajado nesta luta regional.
Projeto sempre indicou Renascença
Na reunião, os empresários puderam acompanhar o andamento do processo de viabilização do Aeroporto Regional do Sudoeste. A proposta é que sejam seguidos os estudos iniciais feitos pelo ITA (Instituto de Tecnologia Aeronáutica) e SAC (Secretaria de Aviação Civil) que indicaram uma área em Renascença, às margens da rodovia, para comportar a estrutura: o local teria capacidade de expansão, tem baixo impacto ambiental, está numa área relativamente plana e com fatores climáticos favoráveis à operação praticamente o ano todo.
Defendido desde 2006 pela Amsop, o aeroporto já foi alvo de dois estudos técnicos, que avaliaram diferentes áreas e apontaram para o mesmo local, exatamente entre Beltrão e Pato Branco. Agora, o Governo Federal pretende bancar o estudo de viabilidade da obra e aguarda a oficialização de convênio com o Governo do Estado.
PRESENÇAS - Estiveram presentes o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano (PSDB) e o deputado estadual Wilmar Reichembach (PSC), os prefeitos Cleber Fontana (PSDB de Francisco Beltrão), Lessir Bortoli (PSC de Renascença), Agilberto Perin (PSDB de Itapejara D’Oeste), Helton Pfeifer (PSDB de Salgado Filho), Marco Zandoná (MDB de Barracão), Moacir Fiamoncini (PSDB de Santa Izabel do Oeste), Nilson Feversani (PSDB de Bom Sucesso do Sul) e Jair Stange (PDT de Nova Esperança do Sudoeste), os vice-prefeitos Paulo Deola (PP de Bom Jesus do Sul) e Givanildo Trumi (PP de Boa Esperança do Iguaçu). Entre os empresários, Jorge Krindges, Valney Ghedin, Paulo Baraldi e o presidente da Acefb, Tarsízio Carlos Bonetti, entre outros, também presente Alzimiro Thomé, presidente da Cresol, e Jocelei Fiorentin, do Sebrae.
Fala do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano, durante reunião na Amsop sobre o aeroporto regional.
Sentados: coordenador do projeto, vice-prefeito Antonio Pedron, deputado Wilmar Reichembach e o prefeito Cleber Fontana. 
Foto: Badger Vicari/JdeB


>> Link Original

#63464001