Escada de acesso se solta durante manobra de navio em Itajaí; assista

JORNAL DE SANTA CATARINA (SC) | GERAL | 01/02/2020
POR DAGMARA SPAUTZ
Perigo
Compartilhe
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra que a escada externa do navio Maersk Letícia soltou-se durante a entrada da embarcação no Porto de Itajaí na sexta-feira (31). A escada é por onde os práticos, profissionais que manobram os navios, sobem a bordo.
?
Na gravação, que circula entre portuários em todo o país, uma pessoa alerta para a gravidade da situação. A escada, que está a cerca de nove metros de altura em relação à lâmina d´água, soltou assim que o primeiro prático subiu no navio. A entrada do segundo prático foi suspensa e o caso foi reportado à Delegacia da Capitania dos Portos de Itajaí.
O incidente acendeu o alerta, já que a classe de navios à qual pertence o Maersk Letícia é comum nos portos de Itajaí e Navegantes. Há receio de que o problema se repita em outras embarcações.
O prático Alexandre Gonçalves da Rocha, instrutor no Conselho Nacional de Praticagem, explicou que uma queda, daquela altura, poderia ter consequências sérias.
- O prático poderia ter caído na agua, e essa escada é alta, passa de 9 metros. Numa queda a essa altura, a água não se comporta como água, mas como algo mais duro. A chance de acontecer lesão grave e morte é significativa.
?
Em janeiro, um prático morreu, nos Estados Unidos, depois de ter caído de uma escada de acesso. O modelo era diferente da que se soltou em Itajaí. Mas Rocha alerta que, segundo dados da Associação Internacional de Praticagem, 20% das escadas com que os práticos trabalham em todo o mundo não estão em conformidade com as regras.
- Sem contar as que não tem manutenção – completou.
A Itajaí Práticos, empresa que representa a praticagem em Itajaí e Navegantes, não se pronuncia oficialmente sobre o incidente.
?
A Marinha do Brasil confirmou, em nota, que uma das alças da escada de quebra-peito do navio mercante foi rompida. “Na ocorrência, o prático foi capaz de manter o equilíbrio e finalizar o embarque, e não houve feridos”.
O comunicado afirma, ainda, que uma equipe da Delegacia da Capitania dos Portos de Itajaí, que realizava ações de inspeção naval no Rio Itajaí-Açu, se deslocou para o local e realizou perícia inicial imediatamente após a atracação do navio. Um procedimento administrativo foi instaurado para apurar o ocorrido.
A Maersk também confirmou o incidente. No entanto, não fala em rompimento. Em nota, afirma que a corda se soltou. “A Maersk reitera que segue todas as regras de segurança da Marinha Brasileira e da International Maritime Organization (IMO). A segurança de todos é a prioridade máxima para a Maersk”.
O navio atracou e operou normalmente. A embarcação já seguiu viagem para o Porto de Paranaguá.
Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz - NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz??
Deixe seu comentário:
O que acontece de mais relevante em boa parte do litoral catarinense, especialmente Itajaí e Balneário Camboriú. Fontes exclusivas e informações de credibilidade nas áreas de política, economia, cotidiano e segurança.
siga Dagmara Spautz
O que acontece de mais relevante em boa parte do litoral catarinense, especialmente Itajaí e Balneário Camboriú. Fontes exclusivas e informações de credibilidade nas áreas de política, economia, cotidiano e segurança.
siga Dagmara Spautz


>> Link Original

#63468536