A direção de Cresol Tradição anunciou ontem, no auditório do centro de eventos, em Francisco Beltrão, a liberação de uma linha de financiamentos de R$ 1,5 bilhão do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para compra de máquinas e equipamentos no setor agropecuário.
O encontro, que integrou a programação da Expobel 2020, teve as presenças de diretores e funcionários da Cresol Tradição, do Sistema de Cooperativas Cresol, da Associação Empresarial (Acefb) e produtores rurais. Dilmar Godinho, presidente da Cresol Tradição, destacou a parceria entre a cooperativa de crédito e o BNDES para esta nova linha de crédito. “Nós temos esta parceria de 20 anos com o BNDES, e agora com a linha especial agro, que vem pra atender toda demanda do nosso agrorural, independente de valores, ele não tem limite por CPF.”
Godinho já adiantou que este novo produto da cooperativa já será disponibilizado na Expobel para os produtores rurais/cooperados. “A partir de hoje estaremos trabalhando aqui na Expobel pra atender a demanda, com esta linha, visto que as linhas tradicionais, os Pronafs, as linhas de investimentos não estão disponíveis. Nós pegamos um período de entressafra, não fechou o ano-agrícola, mas não também abriu o novo ano de safra agrícola”.
Anderson Wolf, diretor superintendente da Cresol, comentou sobre as vantagens e a importância deste recurso para os produtores rurais acessarem via Cresol. “Nós, com essa forte parceria entre a Cresol e BNDES, conseguimos trazer R$ 1,5 bilhão destinados à Cresol, para atendermos os nossos cooperados, [são recursos] tanto pra compra de máquinas e equipamentos, quanto de financiamentos para infraestrutura, investimentos fixos e semifixos”.
Devem ficar na região
Anderson informou que a linha é para toda a rede da Cresol Baser, que atende vários estados, mas acredita que grande parte do valor disponibilizado ficará na região. “Esses recursos são disponibilizados pela a Cresol Baser, a Baser é a nossa sede nacional, então pra toda a nossa rede, evidentemente que nós temos um foco importante aqui no Sudoeste do Paraná, com esses recursos, onde provavelmente vamos disponibilizar a grande parte destes recursos por aqui mesmo”.
O superintendente explicou que esta linha terá menos burocracia que outras. “A grande vantagem é que há menos complexidade na sua contratação e, principalmente, não tem limitadores por CPF ou CNPJ, não vincula a enquadramento de produtor: se é pequeno, médio ou grande.”
Acefb se inspira na Cresol
Em seu pronunciamento, o presidente da Acefb, Tarsízio Carlos Bonetti, lembrou da palestra que assistiu na noite de segunda-feira, 9, no Arenatech, que integra a Expobel. Nela, o secretário estadual de Agricultura, Norberto Ortigara, expôs as boas perspectivas que o Paraná e o Brasil têm na produção de grãos e carnes pelos próximos dez anos. “Pra produzir mais precisa investimento. Pra isso necessita de crédito. A Cresol, além de ser paceira da Acedfb, ela nos inspira”.
No lançamento da linha de crédito em parceria com o BNDES, Tarsízio Carlos Bonetti, da Acefb; Anderson Wolf e Diomar Godinho, da Cresol.
Foto: Flávio Pedron/JdeB
>> Link Original