Paraná confirma primeiro caso de coronavírus; contraprova sai segunda

Segundo o hospital, a identificação positiva foi feita por meio de exames de sangue "disponíveis no mercado para identificação do vírus"

O PARANÁ (PR) | GERAL | 11/03/2020
A Secretaria de Estado da Saúde confirmou um possível caso de coronavírus (Covid-19) em Curitiba na tarde desta quarta-feira (11). O Hospital Nossa Senhora das Graças informou a princípio que seriam dois pacientes atendidos com os mesmos sintomas, mas apenas um foi confirmado pela Secretaria de Saúde.
Segundo o hospital, a identificação positiva foi feita por meio de exames de sangue “disponíveis no mercado para identificação do vírus”. Os pacientes, que procuraram o hospital na terça-feira, são um homem e uma mulher da mesma família e voltaram recentemente de viagem à Europa (Espanha e Holanda).
A confirmação oficial da infecção sairá após contraprova pelo Lacen (Laboratório Central do Estado do Paraná), o que deve acontecer somente na próxima segunda-feira (16). Os pacientes foram medicados, passam bem e estão em quarentena domiciliar conforme indicação médica.
Outros casos
A Secretaria de Estado da Saúde descartou sete casos de coronavírus nesta quarta-feira (11). Os suspeitos eram de Cascavel (2), Curitiba (3) e Londrina (2). A pasta também adicionou sete outros suspeitos em: Cascavel (1), Curitiba (4), Foz do Iguaçu (1) e Guarapuava (1). Ao todo o Paraná possui 49 suspeitos.
Um morador de Curitiba foi atendido em um hospital particular e a amostra enviada para laboratório também da rede privada, que confirmou um possível caso.
Veja a nota oficial do caso AQUI
PANDEMIA – A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou nesta quarta-feira (11), pandemia de Covid-19 (doença causada pelo novo coronavírus). Segundo o órgão, o número de pacientes infectados, de mortes e de países atingidos deve aumentar nos próximos dias. Pandemia é o termo que se refere ao momento em que uma doença já está espalhada por diversos continentes com transmissão sustentada entre as pessoas.
Matéria atualizada às 16h32
Novo vírus já infectou mais de 20 mil pessoas
4 de fevereiro de 2020
Em "COTIDIANO"
Paciente de 61 anos mora em São Paulo e esteve recentemente na Itália
26 de fevereiro de 2020
Em "COTIDIANO"
Outro caso em investigação é de uma mulher de 23 anos, que continua internada
29 de janeiro de 2020
Em "COTIDIANO"


>> Link Original

#64022601