Paraná tem primeiros casos prováveis de Coronavírus

PAIQUERÊ AM (PR) | NOTÍCIAS | 11/03/2020
REDAÇÃO PAIQUERÊ
Redação Paiquerê
Foram confirmados, através de exame de sangue, pelo Hospital Nossa Senhora das Graças, em Curitiba, os dois primeiros casos de coronavírus (Covid-19) no Paraná. Trata-se de dois pacientes da mesma família, que viajaram recentemente para Espanha, Holanda e Portugal, entre os dias 19 de fevereiro e 7 de março.
O anúncio do hospital veio na tarde desta quarta-feira (11), mas a contraprova será feita pelo Lacen (Laboratório Central do Estado do Paraná), que só divulgará a confirmação oficial na próxima segunda-feira (16).
Os pacientes são pai e filha, de 54 e 25 anos, que apresentaram sintomas gripais e respiratórios leves, além de febre, ainda durante a viagem. Ambos estão em isolamento.
A Secretaria de Saúde do Paraná publicou uma nota oficial ressaltando que o resultado do exame para coronavírus só passa a ser validado após confirmação do Lacen. Confira na íntegra:
“A Secretaria de Estado da Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba informam o primeiro provável caso de coronavírus (Covid-19) no Paraná. Um morador de Curitiba, de 54 anos, com quadro clínico de tosse e febre, que retornou da Europa no início de março.
Um laboratório particular positivou o exame nesta quarta-feira (11), depois do homem procurar hospital privado, passando em seguida ao isolamento domiciliar.
No entanto, segundo o protocolo e as orientações do Ministério da Saúde, somente após a confirmação pelos laboratórios públicos, como o Lacen do Paraná e a Fiocruz do Rio de Janeiro, é que o resultado passa a ser validado.
O material já está sendo encaminhado para a contraprova nas respectivas unidades laboratoriais.
Vale lembrar que, embora o exame feito na rede privada seja considerado válido, a confirmação passa pelas autoridades sanitárias do Estado e do Município em questão, cumprindo assim o estabelecido pelo MS.
Qualquer informação divulgada de forma apressada, atropelando o fluxo oficial, seja por parte de hospitais ou laboratórios, representa um desserviço à população, gerando instabilidade social e à saúde pública.
A Secretaria de Estado da Saúde reitera que está adotando todas as medidas preventivas e de retaguarda, inclusive com a rede pública hospitalar, com mais de 60 estabelecimentos em várias regiões, pronta para atender os casos que venham a ser confirmados.
O Paraná foi um dos primeiros estados a lançar o plano de ação e contingenciamento para enfrentar a Covid-19, reconhecido pelo próprio Ministério da Saúde como uma referência nacional e um dos melhores do Brasil.
Equipes da Sesa estão em alerta, monitorando permanentemente a situação, por meio do Centro de Operações em Emergências (COE), e ressalta o compromisso de informar com total transparência os dados e fatos apurados”
Comentários


>> Link Original

#64023966