Estado discute com classe artística e cultural política para o setor

TAROBÁ NEWS (PR) | PARANÁ | 11/03/2020
REDAÇÃO TAROBÁ NEWS
O vice-governador Darci Piana se reuniu nesta quarta-feira (11), no Palácio Iguaçu, com representantes da classe artística e cultural do Estado. Na reunião, convocada pelos próprios artistas, produtores e gestores culturais, o vice-governador apresentou as ações desenvolvidas pelo Governo do Estado na área da cultura ao longo desta gestão.
Piana recebeu uma carta com reivindicações da classe, sendo que a grande maioria dos pontos apresentados já está sendo implantada pela Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura. “Mesmo com as restrições no orçamento que herdamos da gestão anterior, muita coisa foi feita na área cultural. E há a previsão de muito mais ações para este ano, em todas as regiões do Paraná”, afirmou Piana.
“Os artistas e agentes culturais fazem parte do legado do Paraná, são imprescindíveis para a criação de uma identidade paranaense”, destacou o vice-governador. “Por isso é essencial manter esse diálogo e buscar novas parcerias para desenvolver os projetos artísticos e culturais, que também são importantes fontes de geração de empregos e riquezas”, disse.
O produtor cultural Jewan Antunes, que é assessor de Cultura da Universidade Federal do Paraná (UFPR), afirmou que o encontro foi importante para ouvir a classe artística e articular as políticas para a área. “É preciso ter esse diálogo para pôr em prática o Plano Estadual de Cultura, para alinhar o plano com as necessidades da comunidade cultural e artística do Estado e com as políticas públicas desta área”, disse.
O secretário municipal de Cultura de Londrina, Caio Cesaro, destacou o diálogo do setor com o poder público. “Foi uma reunião extremamente produtiva. Pudemos apresentar vários pontos de vista com relação às políticas culturais do Paraná, destacar pontos que entendemos serem importantes e demonstrar que estamos à disposição para trabalhar em parceria com o Governo do Estado”, disse. “Já temos um trabalho conjunto em andamento, mas queremos ampliá-lo e ter a cultura como eixo estratégico de desenvolvimento do Estado”.


>> Link Original

#64026655