CBN
Em meio à pandemia causada pelo novo coronavírus, a produção industrial no Paraná registrou queda de 30,6% em abril, na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta terça-feira (9).
Na variação mensal, quando comparado abril com março de 2020, a queda da atividade industrial no Paraná também foi acentuada. O estado registrou retração de 28,7%, o maior índice entre os estados do Sul do país e também com média acima da nacional, que ficou em -18,8%.
O economista da FIEP (Federação das Industrias do Estado do Paraná), Evanio Felippe, ressalta que o impacto da pandemia foi observado justamente no mês de abril e com o isolamento social promovido no estado, antes mesmo de outros estados da Federação, a queda foi maior.
CBN CURITIBA · SONORA - INDÚSTRIA PANDEMIA 1 (WB)
No acumulado do ano, de janeiro a abril, a queda foi menor. A retração da atividade industrial no estado foi de 6,2%, enquanto a média nacional de queda foi de 8,2%.
Desde o início do ano, os setores que mais representaram queda de produção foram do segumento automotivo (-30,6%); máquinas e equipamentos (-28,5%); e fabricaçã ode produtos de madeira (-17,1%).
Por outro lado, os setores que apresentaram números positivos, mesmo com o início da pandemia, em março, foram produtos derivados do petróleo, com crescimento de 10,1%; setor de alimentos, um dos mais relevantes do Paraná, cresceu 8,3%; seguido por e papel e celulose, com 6,9%.
Felippe afirma que, a partir do relaxamento de algumas medidas, a produção tende a aumentar nos próximos meses, mas ainda não é possível dizer quando ela deve ser normalizada.
CBN CURITIBA · SONORA - INDÚSTRIA PANDEMIA 2 (WB)
Já no acumulado dos últimos 12 meses, de maio de 2019 a abril de 2020, o setor industrial opera com crescimento de 1,7%. De acordo com o economista, o bom desempenho da indústria paranaense em 2019 é que conseguiu manter o índice positivo.
Repórter William Bittar
>> Link Original