A produção industrial paranaense cresceu 5,2% entre maio e junho deste ano, de acordo com uma pesquisa divulgada nesta terça-feira (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Este é o segundo indicador positivo em sequência depois do impacto mais emblemático da crise provocada pelo coronavírus no setor. O crescimento vem depois de um salto de 24,1% entre abril e maio.
Os resultados positivos indicam que a economia paranaense aponta para um certo reequilíbrio, porém, o economista da
Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep),
Evânio Felippe, ressaltou que o cenário da produção industrial até o final do ano continua incerto.
Na comparação com junho do ano passado, as perdas na indústria chegaram a 6,8%, mas estão entre as menores na comparação com os outros estados nesse recorte. Em abril de 2020, a indústria paranaense chegou a registrar queda de 30,7%, isso relacionada ao mesmo mês de 2019. Houve saldo positivo de empregos em junho. A expectativa de atração é de R$ 4,7 bilhões em novos investimentos privados nos próximos meses.
O saldo da balança comercial em junho também foi favorável ao Estado e ficou em mais de 645 milhões de dólares. No acumulado de 2020, apenas derivados de petróleo e biocombustíveis (8,1%); indústria alimentícia (6,3%); celulose, papel e produtos de papel (5,4%); e produtos de metal (1,9%) registraram variações positivas na comparação com os seis primeiros meses de 2019. Houve perdas significativas nos setores de: veículos automotores, reboques e carrocerias (-40,5%), máquinas e equipamentos (-31,3%) e produtos de madeira (-18,2%).
Reportagem: Fernanda Scholze
>> Link Original