JANAINA SABINO
Da Assessoria
Mesmocom o segundo semestre de 2020 ainda em andamento, o
Colégio Sesi já estápreparando novidades para o ano letivo de 2021. No próximo ano, a instituiçãopassa a oferecer um ensino mais próximo da indústria e simultâneo à formaçãoprofissional.
“Comoa razão da existência do Sistema Fiep é prestar serviços que agreguem valor àindústria, foi formulada uma nova proposta de ação para o
Colégio Sesi no
Paraná, que trará um currículo muito mais direcionado para a formação dosalunos de acordo com as reais necessidades do setor industrial”, relata opresidente do Sistema Fiep, Carlos Valter Martins Pedro.
Onovo modelo vai permitir que os estudantes de Ensino Médio tenham maisautonomia, tendo acesso a palestras sobre a indústria, exposições culturais comtemas do segmento, encontro de carreiras com industriários e módulos deaprendizado sobre o Mundo do Trabalho.
Metodologia de referência
Oaprendizado dos estudantes do
Colégio Sesi continuará sendo pelas Oficinas deAprendizagem. Neste formato, os alunos se reúnem em equipes para solucionardesafios propostos, promovendo a integração das disciplinas, a autonomia, acriatividade e o trabalho em equipe.
“Comesse método, os alunos desenvolvem, além do conhecimento técnico, habilidadesinterpessoais que os ajudam no mercado de trabalho e na vida. A integração coma indústria já na educação básica irá beneficiar quando o aluno ingressar nomercado de trabalho, ou seja: o aluno ganha e a indústria também”, esclareceGiovana Punhagui, gerente executiva de Educação do Sistema Fiep.
Em2021, a proposta das Oficinas de Aprendizagem é apresentar aos alunos ossetores industriais do
Paraná, para que eles possam entender os desafios dosegmento, por meio de trabalhos em equipe. “Hoje, é fundamental que os alunostenham senso crítico e capacidade de resolver problemas. Cada vez mais asescolas devem preparar os alunos para essa realidade, investindo em debates,atividades que envolvam o raciocínio lógico e até mesmo o trabalho em equipe”,lembra Giovana.
Destaforma, os estudantes “continuam desenvolvendo habilidades e competências comunsda grade curricular de forma inovadora, mas também passam a conhecer osdesafios da indústria paranaense que está passando por um processo detransformação digital”, ressalta. O
Colégio Sesi da Indústria está com asmatrículas abertas para o ano letivo de 2021, quando a iniciativa seráimplementada.
Polêmica
Anúnciorecente da possibilidade de redução de vagas e fechamento de unidades do
Colégio Sesi no
Paraná causou grande repercussão em todas as regiões. Primeirose falou do fechamento de 20% das vagas nos 43 colégios instalados pela Fiep emtodo estado, equivalendo à 2.100 vagas.
Emseguida a informação é de que, pelo menos 30, das 43 unidades do
Colégio Sesiseriam fechados. Agora a Fiep fala em um novo enfoque de ensino. Independenteda escolha da direção, importante é a manutenção de uma das mais importantesinstituições de ensino do estado
>> Link Original