? O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde, entregou novos equipamentos para o Hospital Municipal Germano Lauck, de Foz do Iguaçu, e uma nova ala no Hospital Universitário do Oeste do Paraná, em Cascavel, nesta semana. O Hospital Germano Lauck recebeu 20 respiradores e 20 monitores para ampliar a ala do Pronto Socorro Respiratório, que será aberta na próxima semana. O Hospital vai contar com 12 leitos de UTI, integrando assim a UCE (Unidade de Cuidados Especiais), exclusivos para o atendimento de pacientes com a Covid-19. “Estamos trabalhando em conjunto. Estes equipamentos, da maneira como foram colocados aqui, no enfrentamento da covid-19, ampliam uma estrutura inédita, ampla e bem consolidada, uma porta diferente de atendimento com mais rapidez, tanto para Foz do Iguaçu como para a região. Este é o espírito da gestão, descentralizada, conforme nos determinou o governador Ratinho Júnior”, afi rmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto. O principal desafi o, de acordo com o secretário, é buscar a continuidade de fi nanciamento de leitos pelo Estado.
O Paraná criou praticamente uma segunda rede hospitalar durante os seis meses da pandemia – eram 1.200 leitos SUS e a estrutura foi ampliada em mais 1.150 leitos de UTI exclusivos para Covid. A continuidade das habilitações também vem sendo discutida com o Governo Federal. “Praticamente dobramos as estruturas. E uma das pautas que temos discutido é o legado pós-pandemia. Dobramos a rede hospitalar, mas somente o Estado e os municípios não terão perna para fi nanciar a continuidade de leitos e por isso estamos levando esta demanda ao Ministério da Saúde também”, destacou o secretário de Saúde do Paraná. cência (FIA), administrado pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca). O programa será coordenado pela Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho, com o acompanhamento do AEN Cascavel Já em Cascavel, o Huop (Hospital Universitário do Oeste do Paraná) passou a contar com a ala de ressonância magnética.
O espaço, que vai auxiliar em diagnósticos por imagem ainda mais precisos, recebeu equipamento no valor de R$ 3,5 milhões. “É um avanço termos equipamentos desta performance aqui no HU, que é um ambiente que alia a preparação científi ca, acadêmica, com a assistência”, disse Beto Preto. A iniciativa foi viabilizada por meio de emenda do deputado federal Evandro Roman e pelo trabalho da direção o hospital. Beto Preto afi rmou, ainda, que a continuidade das obras da ala materno-infantil também está sendo debatida no Governo do Estado e a sua viabilidade vai garantir o atendimento humanitário e ainda mais qualifi cado no HU. “Queremos as estruturas rodando perto da casa das pessoas. Temos aqui no HU de Cascavel uma capacidade de oferta de serviços que precisam ser incrementada. E aquilo que for possível fazer, dentro da nossa capacidade e seguindo a diretriz de fortalecimento da regionalização da saúde, vamos fazer”, avaliou o secretário. Participaram das entregas o superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona, o secretário de Estado do Planejamento e Projetos Estruturantes, Valdemar Bernardo Jorge, e o diretor-presidente da InvestParaná, Eduardo Bekin.