Inscrições para certificação Selo Sesi ODS 2020 estão abertas

Neste ano, Selo vai selecionar ações de prevenção e combate à COVID-19; participação é gratuita e aberta a todos os tipos de empresas

TRIBUNA DO VALE (PR) | GERAL | 06/10/2020

Da Assessoria



Contribuindo para oreconhecimento de boas práticas corporativas alinhadas aos Objetivos deDesenvolvimento Sustentável (ODS) elencados pela ONU em 2015, o Sistema Fieppromove a 5ª edição do Selo Sesi ODS. O edital de 2020 está com inscriçõesabertas até o dia 9 de outubro e é destinado a instituições de ensino,organizações da sociedade civil, indústrias, poder público e outras empresas.No entanto, diferente das edições anteriores, neste ano, a certificação traz umtema específico: “Boas Práticas Relacionadas à Prevenção da COVID-19 e açõespós-pandemia”. “Não podemos ignorar o fato de que a pandemia mudou a rotina detodas as empresas em 2020 e, neste momento, avaliamos que é importantereconhecer as ações que têm obtido sucesso no combate à COVID-19”, afirma MariaCristhina de Souza Rocha, gerente executiva de Projetos Estratégicos do SistemaFiep.



Empresas que participaramdas edições anteriores ressaltam a importância do Selo Sesi ODS como forma dedemonstrar à sociedade seu comprometimento com questões fundamentais no âmbitocorporativo, como a preocupação com a inovação e com a sustentabilidade. Um dosprojetos selecionados em 2019, por exemplo, é da Marini Indústria e Comércio dePlástico Eireli, de Palmas, no Sudoeste do Paraná. Com o objetivo de trazeravanços ao processo produtivo e reconhecer os colaboradores que participamdessas mudanças e da evolução da empresa, a indústria promove já há alguns anoso “Projeto de Melhoria e Inovação”, reconhecido pelo Selo Sesi ODS 2019.



Por meio desse projeto, éfeita uma seleção de ideias apresentadas pelos colaboradores  que buscam promover melhorias e inovação.Depois disso, os autores dos projetos selecionadas e implantados recebembonificação em dinheiro por essas contribuições. Com os vários projetos deredução em matéria prima, insumos, energia, mão de obra, a economia daindústria já chegou a 17,6% e a produtividade aumentou em mais de 28% semaumentar o número de colaboradores. Além disso, a ação trouxe a certificação doSelo Sesi ODS 2019, que, por sua vez, teve como consequência o reconhecimentoda indústria como uma empresa inovadora e socialmente responsável. “Com o Selo,ganhamos mais reconhecimento entre os clientes e no setor como um todo, comouma empresa que se importa com alguma causa e que está contribuindo para ummundo melhor”, analisa Daniel Vieira de Souza, gestor administrativo da MariniPlásticos.



Outra iniciativa que recebeu a certificação doSelo Sesi ODS 2019 foi o “Projeto Iluminando Campo Largo com Eficiência”, daCompanhia Campolarguense de Energia (Cocel). Criada em março de 2018, a açãoconsiste na substituição da iluminação das vias públicas da cidade porluminárias de LED. Desde o início do projeto, a companhia já efetuou a troca demais de 4,6 mil lâmpadas em Campo Largo, contribuindo para a economia na faturade energia do município e também com a segurança na cidade, partindo da regiãocentral para os bairros e chegando a áreas mais afastadas, ainda que bastantepopulosas, como a Ferraria. Mostrando sua preocupação com o município onde estálocalizada, neste ano, a Cocel também cedeu um gerador de energia para o centrode atendimento à COVID-19 da cidade.



Categorias especiais para a edição de 2020



Para este ano, o editalprevê duas categorias: a primeira abrange iniciativas realizadas para prevenire combater a COVID-19, tanto para o público interno quanto para o públicoexterno; a outra se refere a ações que serão adotadas após a pandemia em pelomenos uma das três áreas: social, econômica e ambiental. No caso da segunda categoria,deve-se demonstrar o que se espera alcançar com o projeto em termos deresultados de impacto. As práticas inscritas serão avaliadas por uma comissãointerna do Sistema Fiep, formada por colaboradores da área de sustentabilidade.Os critérios de avaliação são: práticas realizadas no ano de 2020, em razão docenário de pandemia da COVID-19, que apresentem resultados quantitativos equalitativos no Paraná. Os projetos que atenderem aos critérios citadosreceberão o Selo Sesi ODS 2020. As inscrições são gratuitas.



Para consultar o edital de seleção doSelo Sesi ODS 2020 e saber mais sobre os ODS, acesse www.portalods.com.br.



SOBRE O SISTEMA FIEP



O SistemaFiep é composto pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep),Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial(Senai) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL). As instituições trabalham integradas emprol do desenvolvimento industrial. Com linhas de atuação complementares,realizam a interlocução com instâncias do poder público, estimulam o fomento denegócios nacionais e internacionais, a competitividade, a inovação, atecnologia e a adoção de práticas sustentáveis, e oferecem serviços voltados àsegurança e saúde dos trabalhadores, à educação básica de crianças, jovens eadultos, à formação e aperfeiçoamento profissional, à formação de nívelsuperior, além de capacitação executiva. Sistema Fiep: nosso i é de indústria.




>> Link Original

#67637964