A exportação cresceu quase 9% em setembro, no
Paraná, em comparação a agosto deste ano. O Estado exportou US$1,512 bilhão no mês passado. Dessa forma, o
Paraná reverteu a tendência de queda em relação a última análise divulgada pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex), do Ministério da Economia.
O resultado foi melhor do que o mesmo mês de 2019, com um aumento de 14%. Entre os meses de janeiro e setembro, as exportações acumulam 2,04% de alta se comparadas com o mesmo período do ano anterior. Já o saldo da balança comercial do mês de setembro foi de US$590 milhões. Um aumento de 4,3% em relação a agosto.
O economista do
Sistema Fiep,
Evânio Felippe, destaca que as exportações foram positivas no valor vendido e exportado.
A soja foi um dos principais produtos vendidos para fora. Um aumento de 82% em comparação com setembro de 2019. Já material de transporte foi o quinto produto mais comprado pelo
Paraná. Os produtos químicos, como fertilizantes e adubos; produtos mecânicos, derivados do petróleo e materiais elétricos também foram algumas das mercadorias importadas pelo Estado. A variação cambial foi um fator que ajudou na fomentação da exportação.
Com a depreciação de 31% do real em relação ao dólar, o preço do produto brasileiro ficou mais barato. Dessa forma, a exportação está sendo uma boa alternativa para recuperar a indústria.
>> Link Original