POR: REDAÇÃO 1
O projeto “Troca Boa a gente Doa” é uma iniciativa do grupo Casa do Óleo de Foz do Iguaçu que soube associar seus pontos fortes com oportunidade de mercado de forma inovadora e pioneira ao setor!
A empresa, que está no mercado desde 2007 e conta duas lojas sendo na região do centro e vila portes, assumiu a sustentabilidade como um pilar estratégico de negócio em 2016 e desde então já desenvolveu diversos projetos e campanhas de cunho socioeconômico e ambiental. Atuando no ramo de serviços de manutenção automotiva, o seu principal serviço é a troca de óleo, o que gera um expressivo volume de resíduos contaminantes os quais, por força de Lei, precisam ser destinados de forma correta, de preferência, retornando sua cadeia produtiva e mantendo seu ciclo de vida útil, a este processo, dá-se o nome de logística reversa. Dessa forma, os gestores sempre tiveram uma preocupação e senso de responsabilidade com as questões relacionadas a meio ambiente e seu negócio.
De modo a evidenciar sua responsabilidade socioambiental de maneira mais contributiva à sociedade, as gestoras perceberam, através do processo de logística reversa do lubrificante, o qual gera um crédito a cada operação realizada, uma oportunidade de agir diferente e dialogar com os objetivos de desenvolvimento sustentável global. Assim, surge o projeto “Troca Boa a gente Doa”.
O projeto, desde 2020, consiste em reverter parte do lucro recebido pela logística reversa do lubrificante destinando-o, mensalmente, a uma entidade de apoio e assistência social de Foz do Iguaçu, durante 12 meses, sendo escolhida a cada ano, uma nova instituição. Para o primeiro ano, a entidade escolhida foi a APAE de Foz do Iguaçu, a qual por motivos de pandemia e reformas emergenciais de segurança, permanece ainda sendo a beneficiada (até dez/2021).
Em outubro de 2020, a empresa concorreu com o projeto para participar de um evento sobre sustentabilidade nos negócios, o SUMMIT PACTO GLOBAL SIGNATÁRIOS PARANÁ, promovido pelo Instituto ACIM de
Maringá-PR em parceria com a rede Pacto Global Brasil, o qual ganhou em 2º lugar de projeto socioambiental inovador e de impacto, atendendo a 02 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), concorrendo com projetos da UEM (
Universidade Estadual de Maringá – 1º lugar) e Instituto Coopercard (3º lugar). O mesmo projeto foi apresentado também durante um evento científico chamado SIMPEP 2020 organizado pela UNESP com um artigo intitulado “Sustentabilidade e inovação social na prática organizacional: análise da percepção de um projeto socioambiental do grupo Casa do Óleo”.
Uma das grandes preocupações dos gestores da empresa é a transparência e ética com que o projeto acontece. Dessa forma, em cada loja há um “litrômetro” que descreve a todos os visitantes (clientes, fornecedores, amigos em geral) a quantidade de litros que já foram revertidos em crédito para doação desde que a campanha começou, além dos processos e diálogos entre os gestores da Casa do Óleo e da APAE.
“O cliente é o principal responsável pelo sucesso do projeto, pois a quantidade de crédito destinado à doação depende da quantidade de litros de óleo velho que é coletado, derivado dos serviços que realizamos, ou seja, quando o cliente opta por realizar serviço na Casa do Óleo ele aciona o “litrômetro”, assim, automaticamente, quanto mais serviços a empresa realizar, mais ela pode contribuir e até mesmo expandir e aperfeiçoar a ideia” relata a proprietária Suzi Muniz.
Desse modo, o projeto atrela o compromisso da empresa em relação as questões ambientais com ações sociais efetivas, podendo servir até mesmo de inspiração a demais empreendedores.
“Pense global, aja local” e seja você também um protagonista desta iniciativa socioambiental inovadora no território!
Conheça a Casa do Óleo:
Loja Centro: Rua Xavier da Silva, 1319
Tel.: 45 3027-0844
Loja JK Vila Portes:
Av. Juscelino Kubitschek, 3600
Tel.: 45 3027-3040
Da assessoria
Leia mais na edição impressa.
>> Link Original