REDAÇÃO
Uma pesquisa, divulgada pelo Sistema da Federação das Indústrias do
Paraná (Fiep) nesta quinta-feira (16), indica que homens jovens, entre 20 e 29 anos, estão entre as principais vítimas de acidentes durante o deslocamento para o trabalho. Além disso, os trabalhadores que utilizam moto se acidentam três vezes mais do que quem vai de carro e 30 vezes mais do que quem utiliza ônibus.
Os dados constam no levantamento “A Caminho do Trabalho: uma pesquisa sobre acidentes de trajeto no setor industrial do
Paraná”.
Outro pontos observados são que o automóvel é o principal meio de transporte utilizado nos trajetos casa-trabalho-casa e colaboradores com menos tempo de empresa estão associados a um maior número de acidentes de trânsito.
Conforme o estudo, o índice de acidentes de trajeto é 77% maior em empresas que não realizam ações de conscientização, por isso o presidente da FIEP, Carlos Valter Martins Pedro, ressalta a importância de se pensar na segurança e a saúde do trabalhador.
“O primeiro ponto e mais importante da prevenção é a vida, a integridade física do trabalhador e o que pudermos fazer para contribuir é muito importante”, completou.
Mauro Gil, vice-presidente do Observatório Nacional de Segurança Viária, enfatizou que a segurança viária não é um problema apenas da indústria, mas de toda a sociedade.
“Essa pesquisa é inédita, contemporânea e levantou uma série de informações importantíssimas, quevão referenciar novas ações. O Observatório fica muito feliz de poder, junto com o
Sesi Paraná, Cifal
Curitiba e Universidade Federal do
Paraná, apresentar à sociedade mais um instrumento de verificação que temos que ter com a segurança viária”, afirmou.
Além dos dados, a pesquisa aponta caminhos para diminuir os índices:
>> Link Original