Homens jovens são as principais vítimas de acidentes durante deslocamento ao trabalho, aponta pesquisa

Além disso, os trabalhadores que utilizam moto se acidentam 30 vezes mais do que quem utiliza ônibus

BANDA B (PR) | ÚLTIMAS NOTÍCIAS | 16/02/2022
REDAÇÃO
Uma pesquisa, divulgada pelo Sistema da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) nesta quinta-feira (16), indica que homens jovens, entre 20 e 29 anos, estão entre as principais vítimas de acidentes durante o deslocamento para o trabalho. Além disso, os trabalhadores que utilizam moto se acidentam três vezes mais do que quem vai de carro e 30 vezes mais do que quem utiliza ônibus.
Os dados constam no levantamento “A Caminho do Trabalho: uma pesquisa sobre acidentes de trajeto no setor industrial do Paraná”.
Outro pontos observados são que o automóvel é o principal meio de transporte utilizado nos trajetos casa-trabalho-casa e colaboradores com menos tempo de empresa estão associados a um maior número de acidentes de trânsito.
Conforme o estudo, o índice de acidentes de trajeto é 77% maior em empresas que não realizam ações de conscientização, por isso o presidente da FIEP, Carlos Valter Martins Pedro, ressalta a importância de se pensar na segurança e a saúde do trabalhador.
“O primeiro ponto e mais importante da prevenção é a vida, a integridade física do trabalhador e o que pudermos fazer para contribuir é muito importante”, completou.
Mauro Gil, vice-presidente do Observatório Nacional de Segurança Viária, enfatizou que a segurança viária não é um problema apenas da indústria, mas de toda a sociedade.
“Essa pesquisa é inédita,  contemporânea e levantou uma série de informações importantíssimas, quevão referenciar novas ações. O Observatório fica muito feliz de poder, junto com o Sesi Paraná, Cifal Curitiba e Universidade Federal do Paraná, apresentar à sociedade mais um instrumento de verificação que temos que ter com a segurança viária”, afirmou.
Além dos dados, a pesquisa aponta caminhos para diminuir os índices:


>> Link Original

#73583692