Governo quer solução para recursos faltantes do Plano Safra na próxima semana
A lém dos imbróglios mais recentes envolvendo as importações de fertilizantes e trigo – desdobramentos da guerra na Ucrânia –, o Ministério da Agricultura tem se debruçado em busca de uma solução para liberar recursos suspensos do Plano Safra. A Confederação da Agricultura e Pecuária (CNA) pediu a ampliação do orçamento e há ainda demandas para a agricultura familiar. “Estamos trabalhando nisso, estou com essa preocupação, mas acredito que essa semana vamos ter algumas decisões”, disse a ministra Tereza Cristina à Coluna. A solução depende ainda da Economia e da Casa Civil, mas a ideia é ter uma medida provisória e um decreto ou uma portaria para a liberação dos recursos.
l COM ELES. Na questão dos fertilizantes, a ministra foi instigada a tratar sobre a venda da unidade de Fertilizantes Nitrogenados da Petrobras, em Três Lagoas (MS), para um grupo russo, já aprovada pelo conselho. O assunto, no entanto, para Tereza Cristina, precisa ser tratado com a estatal.
l ALTERNATIVAS. Tereza Cristina viajará para o Canadá para tratar da compra de fertilizantes. “Nós temos sim uma vulnerabilidade pela dependência externa desses produtos, mas a gente tem de ter muita calma nessa hora”, disse.
l DETERMINADA. Já em relação a seu futuro político, a ministra é categórica: “Saio ao Senado, meu projeto chama-se Mato Grosso do Sul”, responde ao ser questionada sobre a possibilidade de ser vice na chapa de Jair Bolsonaro. Tereza anunciou nesta semana sua filiação ao Progressistas.
l VAZOU
Repercutiu muito mal na cúpula do Podemos a divulgação de áudios atribuídos ao pré-candidato ao governo de São Paulo Arthur do Val sobre refugiadas ucranianas na Eslováquia. A preocupação, claro, é sobre como mais essa polêmica envolvendo um membro do MBL pode recair sobre a précandidatura de Sérgio Moro.
l VAZOU 2. Em viagem à Europa com o discurso de ajudar o lado atacado pela Rússia, Do Val teria enviado áudios dizendo que ucranianas são “fáceis porque são pobres”. “Inacreditável”, disse o senador Alvaro Dias (PR). “Espero posição rigorosa da executiva nacional”.
l COM AS FICHAS
As apostas nos corredores do Congresso estão altas para saber quem vai ficar com a maior bancada ao final da janela partidária. Quem desponta como favorito é o PL, de Valdemar Costa Neto e de Jair Bolsonaro.
l CONVERSAS. O Grupo Voto, formado por mulheres, tem uma série de encontros importantes em alusão ao mês da mulher: nesta quinta, 10, recebe o presidente Jair Bolsonaro e, em seguida, Paulo Guedes e, então, Arthur Lira. Na quarta, 9, o grupo recebe o ministro Tarcísio de Freitas.
l PAUTAS. Os encontros organizados por Karim Miskulin discutirão empreendedorismo e abertura e fechamento de empresas, entre outros temas.
CLICK
Segurança
Em Brasília, a frente das embaixadas da Rússia (à esq.) e da Ucrânia A Polícia Militar do Distrito Federal tem feito a segurança das embaixadas dos países envolvidos na guerra. “O conflito entre a Rússia e a Ucrânia é de proporção internacional e, diante disso, a Polícia Militar segue um protocolo preventivo em que se faz necessário o posicionamento de viaturas para garantir a ordem pública”, disse a Polícia Militar à Coluna.