Visto, lido e ouvido

CORREIO BRAZILIENSE (DF) | COLUNAS | 05/03/2022
CIRCE CUNHA (INTERINA) // CIRCECUNHA.DF@DABR.COM.BR
Ou é ele, ou somos nós

Finalmente, as principais lideranças políticas do Ocidente resolveram tomar providências mais severas contra os oligarcas russos, na tentativa, entre outras medidas, de asfixiar as finanças desse pequeno, mas poderoso grupo que, há décadas, orbita em torno do presidente da Rússia, Vladimir Putin.

Há décadas, também os serviços de investigação e combate a crimes econômicos, em vários países, principalmente na Europa, vêm fazendo um levantamento sobre a atividade desses magnatas russos e sabem do estreito envolvimento que o autocrata do Kremlin mantém com esse grupo, alguns, inclusive, apontados como testas de ferro de Putin. Dito em outras palavras, faz tempo que os governantes europeus e americanos sabem das atividades ilícitas envolvendo esses oligarcas e o presidente russo.

Para alguns observadores dessas relações escusas, o que o presidente Putin tem feito, desde que assumiu o poder, foi afastar, prender e até eliminar todos aqueles milionários de seu país que não aderiram aos projetos de seu governo. Ao mesmo tempo em que cedia nacos importantes de setores econômicos de seu país, como petróleo, gás, mineração e outros, a grupos de empresários dispostos a tudo, desde que seguissem, à risca, os seus planos.

Com o poder econômico russo enfeixado em suas mãos, Putin passou a controlar pessoalmente a circulação de riquezas, obviamente, retirando desse poderio parte significativa dos recursos da nação, para si e seu grupo. Com as Forças Armadas sob seu controle, além dos serviços de inteligência, do qual é oriundo e de forças especiais de segurança e repressão, Putin passou a controlar, além do Poder Judiciário e Legislativo, a imprensa e toda a mídia do país, submetendo-os a mais estrita censura.

Para a oposição, recorreu ainda a prisões em massa, tentativas de envenenamento e morte de todos aqueles que ousaram ir contra sua tirania. Em síntese, é bom lembrar, que os principais líderes políticos do Ocidente, que passaram pelo poder nos últimos 20 anos, sabiam que Putin, juntamente com a maioria desses oligarcas que agora estão na mira da polícia, vêm formando uma verdadeira máfia dentro do Estado Russo, impondo o terror, ameaçando países vizinhos e agora, ameaçando todo o resto do mundo com suas armas nucleares.

O que está ocorrendo agora, sob o olhar espantado de alguns governos, é a sequência natural de um longo projeto de dominação, em larga escala, há muito preparado por Putin e do qual sabiam as principais lideranças do planeta. A questão aqui é saber por que demoraram tanto a agir para impedir o crescimento e o fortalecimento desse tipo de indivíduo. O que vemos aqui é o silêncio cúmplice de muitos presidentes mundo afora. Um silêncio e uma inanição que tem custado muitas vidas ao longo dos últimos vinte anos. Não há uma saída para o mundo que não seja a saída imediata de Putin do poder. A permanência desse tirano no poder pode custar a vida de bilhões de seres humanos. Ou é ele, ou seremos nós.


» A frase que foi pronunciada

“Eu era uma garotinha na Segunda Guerra Mundial e estou acostumada a ser libertada pelos americanos.”
Madeleine Albright


Helicóptero
Em Vicente Pires e no Lago Norte, duas crianças sofreram afogamento em piscina. Mais uma vez, a agilidade do Corpo de Bombeiros e o preparo da corporação trouxeram as duas vidas de volta. Não poupem elogios a esses heróis.

Atualizar
Por falar nisso, quem busca a Ouvidoria do Corpo de Bombeiros cai em uma página geral do GDF que não é muito amigável, inclusive, é necessário um pré-cadastro para a manifestação. Mas, com paciência, é possível finalizar a operação com sucesso.

Atendimento fake
Aconteceu na loja da Claro da QI11 do Lago Sul. Ao pegar a senha, o cliente aguarda a chamada no painel. A curiosidade é que isso não quer dizer que o atendimento será feito naquele momento. Se a empresa controla o tempo de espera do consumidor, é bom que saiba que o resultado nessa loja em Brasília é fake. A espera é longa, apesar do chamado no painel.

Notas de R$ 200
Por enquanto, só 18% das cédulas de R$200 estão em circulação. Segundo o Banco Central, os outros 369 milhões de notas produzidos e ainda não distribuídos estão guardados na instituição.

Enfim
O secretário do DF Legal, Cristiano Mangueira, foi incisivo no anúncio pré-carnaval do que seria, ou não, permitido durante as festas de Momo. Dias depois, o governador Ibaneis liberou a máscara em lugares abertos, seguindo os passos de outros países. Estamos perto do fim em relação à covid-19.


» História de Brasília
Fala que a cidade tem favelas, desconforto, precariedade de transporte, vicissitudes de toda ordem e é quase inabitável. É preciso muita distância do assunto, para dizer isto. (Publicada em 18/2/1962)


>> Link Original

#73731829