Política&CIA

GAZETA DO PARANÁ (PR) | COLUNAS | 06/03/2022
Bairros de Cascavel podem fi car sem água na quarta
A SANEPAR INFORMA que serão feitas melhorias nas redes de distribuição de água de Cascavel na próxima quarta-feira (09). Os trabalhos iniciam às 13h30 e devem se estender até as 17h30. Por esta razão, pode faltar água temporariamente nas regiões dos bairros Canadá, Lupatini e Mirante. A previsão é que o abastecimento volte à normalidade a partir das 19h e de forma gradativa. Os trabalhos podem ser cancelados em caso de mau tempo, impossibilidade de execução com segurança, fatores externos que impeçam a realização dos serviços no prazo programado, problemas operacionais que impactem de forma crítica o sistema de abastecimento ou força maior. Só fi carão sem água durante este período os clientes que não têm caixa-d'água no imóvel. De acordo com a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), todos os imóveis devem ter o reservatório A Sanepar sugere que a caixa- -d'água possua pelo menos 500 litros. Assim, é possível ter água por 24 horas, no mínimo, em caso de desabastecimento. A orientação é evitar desperdícios, priorizando o uso da água para alimentação e higiene pessoal. O Serviço de Atendimento ao Cliente Sanepar é feito pelo telefone 0800 200 0115, que funciona 24 horas. Ao ligar, tenha em mãos a conta de água ou o número de sua matrícula
Alvaro Dias
Presidente do Podemos no Paraná e líder do partido no Senado Federal, o senador Alvaro Dias cobrou, na noite de sexta-feira (4), uma "posição vigorosa" do partido em relação ao deputado estadual paulista Arthur do Val (Podemos), "Mamãe Falei". Segundo o jornalista Igor Gadelha, do portal Metrópoles, o parlamentar estadual paulista enviou áudios a colegas do Brasil fazendo comentários sexistas sobre refugiadas ucranianas. Em um deles, ele afi rma que as refugiadas ucranianas são "fáceis" de pegar "porque são pobres". "Inacreditável. Espero posição vigorosa da executiva do partido", disse Alvaro Dias a Igor Gadelha, sem especifi car que posição vigorosa seria essa. Nos bastidores, aliados do senador defendem que Mamãe Falei seja expulso da legenda o mais rápido possível.
Dia da Mulher
As celebrações neste mês de março, que é marcado pelo Dia Internacional da Mulher e também considerado o mês da Mulher (Lei 18488/2015), na Assembleia Legislativa do Paraná têm início a partir das 9h30 de terça-feira (08), com a audiência pública sobre o tema: "Mulheres Extraordinárias - Vencendo Desafi os em Tempos de Crise", proposta pela presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Casa, a deputada Cantora Mara Lima (PSC). O evento acontece em formato remoto, por meio da plataforma zoom, e será transmitido pela TV Assembleia, site e redes sociais do Legislativo. Ele será dividido em dois subtemas: "90 Anos do Voto Feminino" e "Violência Política Contra a Mulher" e contará com a participação da presidente da regional Paraná da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/PR), Marilena Winter; da desembargadora do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/PR), Lenice Bodstein e da ex-Vereadora de Curitiba, Julieta Reis.
Passaporte da vacina
A próxima semana na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) será marcada pela realização da reunião da Comissão de Educação que vai debater e votar parecer ao projeto de lei 655/2021. O texto proíbe o passaporte da vacina contra Covid-19 em todo o estado. O encontro ocorrerá de modo remoto nesta segunda-feira (7), às 14 horas. O relator da matéria na Comissão é o deputado Luiz Fernando Guerra (PSL). O projeto visa assegurar a plena liberdade e o direito de ir e vir em todo território do Estado do Paraná. De acordo com a proposta, fi ca proibida a "exigência de documento discriminatório, certidão, atestado, declaração ou de passaporte sanitário comprobatório de vacinação" contra Covid-19. A proposição, que tramita em regime de urgência, é assinada pelos deputados Ricardo Arruda (PSL), Coronel Lee (PSL), Delegado Fernando Martins (PSL) Delegado Jacovós (PL), Soldado Fruet (PROS) e Gilberto Ribeiro (PP).
Câmara I
A pauta da Câmara de Vereadores de Cascavel terá nesta segunda-feira (07), a discussão e votação em primeiro turno do projeto de lei Nº 6 de 2022. O projeto denomina com o nome de Neuso Desiderio Massucatto a estrada principal dentro do perímetro urbano do Distrito de São Salvador, no município de Cascavel. A proposta foi feita pelo vereador Cidão da Telepar (PSB). O trecho compreendido da PR 180 até a estrada Scanagatta. O homenageado foi um dos pioneiros da região e contribuiu para o desenvolvimento do distrito.
Câmara II A pauta também terá o primeiro turno de discussão e votação do projeto de lei Nº 12 de 2022. O projeto institui o programa "Nota 10 Premiada Cascavel" e dispõe sobre a concessão de créditos fi scais e sorteio de prêmios, no município de Cascavel, e dá outras providências. A proposta é do Executivo Municipal. O projeto propõe sorteios de prêmios e a concessão de benefícios fi scais, objetivando conscientizar a sociedade da importância de solicitar a nota fi scal quando contratar serviços

#73736399