Celebrando 40 anos de inauguração de sua primeira fábrica em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, o Grupo Boticário anunciou nesta segunda-feira (18) investimento de R$ 200 milhões para ampliar a produção na cidade, no chamado Polo da Beleza paranaense. O governadorCarlos MassaRatinho Junior acompanhou a solenidade e destacou a parceria do Governo do Estado em diversos projetos de expansão das atividades do grupo. Com o aporte, o Boticário deve aumentar em até 25% a capacidade produtiva sustentável em seu centro industrial, que reúne cerca de 830 fornecedores locais envolvidos diretamente na cadeia produtiva do segmento de cosméticos e beleza. A previsão é que sejam criadas mais de 500 novas vagas de emprego nos próximos dois anos. A empresa investiu, até o momento, R$ 700 milhões na construção do Polo da Beleza, instalado em um terreno de 150 mil metros quadrados em São José dos Pinhais, com 72 mil metros quadrados de área construída. O complexo concentra a produção de itens de perfumaria, cuidados (cremes e hidratantes), maquiagens e estojos ou kits para presente. Somente em 2021, a fábrica foi responsável pela produção de 160 milhões de peças. O Polo da Beleza emprega cerca de 6 mil pessoas, incluindo os trabalhadores do Boticário e das empresas parceiras. “Nosso compromisso com o Paraná é de longa data. Ao longo desses últimos anos, em que investimos no desenvolvimento da região, fortalecemos a indústria de beleza e conectamos centenas de parceiros, que juntos compõem um sustentável e inovador Polo da Beleza”, afirmou o vice-presidente de Operações do Grupo Boticário, Sérgio Sampaio. Uma das três maiores marcas de beleza do País, com 20% de participação no mercado nacional, o Boticário mira a liderança do setor com a modernização da unidade em São José dos Pinhais. Além do polo em São José dos Pinhais, o grupo iniciou, no ano passado, a operação um Centro de Distribuição com mais de 20 mil metros quadrados em Campina Grande do Sul. O complexo reúne as unidades de distribuição das marcas e o e-commerce da empresa. No próximo semestre, a unidade também inicia a operação para as lojas, franquias, multimarcas e venda direta de toda a região Sul do País. A implantação do Centro de Distribuição e a concentração no Estado do comércio eletrônico do grupo foram inseridos no programa de incentivos fiscais Paraná Competitivo. Cerca de R$ 80 milhões estão sendo investidos nos projetos desde 2020. Paralelamente aos investimentos no setor de beleza, o governo estadual também conta com a parceria do Grupo Boticário em projetos que fortalecem as práticas ambientais, sociais e de governança, o chamado ESG. Outra parceria com a empresa é no projeto Viva Água, que reúne mais de 90 instituições com o objetivo de melhorar a qualidade da água da Bacia do Rio Miringuava, em São José dos Pinhais, e garantir a segurança hídrica da Região Metropolitana de Curitiba. A Bacia do Miringuava também concentra uma das maiores densidades de produção de hortaliças do Estado e alguns atrativos turísticos, o que demanda um cuidado especial com a área. São mais de 13 mil colaboradores diretos, além de outras 40 mil pessoas que trabalham na rede de franquia, considerada a maior no segmento de beleza no mundo, reunindo mais de 4 mil pontos de venda em 1.780 cidades brasileiras.