Notícias
Mais de 500 pessoas foram atendidas nesta terça-feira
Publicado
1 hora atrás
no
20 de abril de 2022
Por
Redação
Fotos: Cláudio Neves
Share Tweet
A população de Antonina recebeu nesta terça-feira (19/04) o projeto Porto Cidade, que levou diversos serviços relacionados à educação ambiental, saúde, credenciamento de programas sociais e intermediação de vagas de emprego. Com a coordenação da
Portos do Paraná e da
prefeitura do município, o evento lotou o Centro Esportivo Educacional Joubert Gonzaga Vieira, com a presença dos moradores e das instituições e empresas que ofereceram os serviços.
Segundo o diretor de Desenvolvimento Empresarial da
Portos do Paraná, André Pioli, é determinação do
governador Carlos Massa Ratinho Junior que os portos paranaenses não fiquem voltados somente para o mar, mas também para as cidades e as pessoas.
“O projeto Porto Cidade proporciona que a comunidade tenha um entendimento diferenciado a respeito do porto, local que gera renda e receita aos municípios, mas que também promove cuidados com as pessoas”, enfatizou.
Foi o primeiro Porto Cidade realizado em Antonina. Para João Paulo Santana, diretor de Meio Ambiente da empresa pública, a iniciativa promove ações que abrem os braços para a cidade.
“Estamos com atividades que trazem carinho para a população. É uma frente de diversas instituições privadas, públicas, iniciativas não governamentais, que estão juntas, cada uma trazendo um pouquinho de sua experiência, fazendo toda diferença”, afirmou.
SERVIÇOS - A
Prefeitura de Antonina levou ao evento o cadastro e atualização do CadÚnico, Bolsa Família, Programa Criança Feliz, Programa do Leite,
Programa Nossa Gente Paraná, entrega de cartões Comida Boa (aos beneficiados constantes na lista), orientações sobre emissão documentos, benefícios, Carteira do Idoso e do Autista, passe livre para tratamentos de saúde, intermediação de mão de obra, carteira de trabalho digital e vacinação.“É bonito vermos a comunidade aqui, participando dessa parceria entre a
Portos do Paraná e a
prefeitura, além de outras entidades importantes, trazendo serviços para a comunidade antoninense. Ações muito úteis, que realmente fazem com que todas essas organizações prestem o serviço social, com a responsabilidade que lhes é inerente”, afirmou o
prefeito Zé Paulo.
O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) realizou cortes de cabelo gratuitos, enquanto o Serviço Social do Comércio (Sesc) levou jogos de tabuleiro e orientações de saúde. Já o Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat) orientou a população com dicas de saúde física e bucal, informações sobre cursos e capacitações, além da distribuição de brindes e sorteios.
O grupo Escoteiros do Mar de Antonina participou com atividades educacionais para crianças e jovens e exposição de veleiros. A Global
Saúde com aferição de pressão, teste de glicemia e circuito saudável. E o
Detran-PR com credencial de idoso, todos os tipos de serviços digitais, processo de renovação da CNH e uma atividade lúdica.
A
Portos do Paraná se fez presente por meio de sua Ouvidoria, Guarda Portuária e das terceirizadas Cia Ambiental, que trouxe ao evento uma composteira, jogos infantis e orientações ambientais, e Ecotec, empresa responsável pelo PRAD - Programa de Recuperação de Áreas Degradadas. Também estiveram presentes profissionais da Diretoria de Desenvolvimento Empresarial e Meio Ambiente.CONTRIBUIÇÃO - Jailson Ricardo Gonsalves, técnico de Relacionamento com o Mercado do Senac-Paranaguá, salientou a participação no evento. “Sabemos que a repercussão do Porto Cidade é enorme. E nós, do Senac, com nossa equipe de cabeleireiros, contribuímos com esse convite à população”, disse.
A dentista do Sest/Senat Camila Ishikawa ficou surpresa com o movimento. “A procura tem sido muito grande, não só do serviço de odontologia, mas também de fisioterapeuta e dos cursos relacionados ao transporte”, afirmou.
Segundo Dayana Cavalli, chefe de Divisão do Setor de Educação para o Trânsito do
Detran, a procura pelos serviços foi intensa, principalmente para os digitais. “Nossa avaliação é muito positiva, atendemos mais de 250 pessoas, trazendo o conhecimento na área de saúde ligado à prevenção”, explicou Andréa Keila Corrêa de Oliveira, diretora Comercial da Global
Saúde.APROVAÇÃO - Gilberto Cardoso, de 45 anos, aproveitou diversos serviços oferecidos em Antonina, como corte de cabelo e na área da saúde. “Também adiantei a parte da minha habilitação junto ao
Detran, que estava atrasada desde 2018”, disse.
Fernanda Cardoso, de 31 anos, elogiou a ação. “Isso aqui é tudo de bom, deveria ter todo mês”.
Ricardo Zen, de 25 anos, professor de artes no município, se interessou pelos programas ambientais da
Portos do Paraná.PRÓXIMA EDIÇÃO - O próximo Porto Cidade está programado para acontecer dia 29 de abril, em Paranaguá. “Engatei o papo aqui com as meninas da Ecotec, muito legal o programa do PRAD, super aprovado”.
Da
Portos do ParanáNão Perca
Comunidade de Piaçaguera realiza a 1ª Festa do Barreado
Notícias
Evento na comunidade acontece neste sábado e domingo (23 e 24/04)
Publicado
5 horas atrás
no
20 de abril de 2022
Por
Redação
A comunidade de Piaçaguera realiza neste final de semana a 1ª Festa do Barreado. O evento acontece no sábado e domingo (23 e 24/04).
A
Prefeitura de Paranaguá por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secultur) e instituições, apoiam a festividade que visa fomentar a cultura e o turismo local.
José Reis de Freitas Neto, organizador do evento, conta que uma estrutura está sendo preparada para atender cerca de 200 pessoas com tenda e mesas espalhadas pela prainha da comunidade. “Preparamos um cardápio simples para atender a todos com qualidade”, ressalta.
Durante a festividade, acontecerão atividades como remada, ciclismo e visita à igreja local.
“Nosso objetivo é que as pessoas desfrutem da beleza da comunidade pesqueira que faz parte da baía de Paranaguá experimentando o que há de melhor na culinária caiçara”, salienta o organizador.
“O intuito em apoiar a festividade é fomentar o turismo, mostrando as belezas naturais da comunidade de Piaçaguera e movimentar a economia local por meio da comercialização do barreado e pratos a base de frutos-do-mar”, observa a secretária municipal de Cultura e Turismo, Maria Plahtyn.Confira os horários dos barcos:
Sábado, dia 23 - 9h, 10h, 11h, 12h, 13h, 14h, 15h, 16h, 17h, 18h, 19h, 20h, 21h, 22h, 23h e 24h. Os barcos sairão todos do píer da empresa Barcopar, na Praça de Eventos Mário Roque.
Domingo, dia 24 - 5h, 6h, 7h, 8h, 9h, 10h, 11h, 12h, 13h, 14h, 15h, 16h, 17h e 18h saindo de Piaçaguera.
Com informações da
Prefeitura de Paranaguá
Continuar Lendo
Notícias
Litoral registrou 67 novos casos da doença em uma semana
Publicado
7 horas atrás
no
20 de abril de 2022
Por
Redação
A
Secretaria de Estado da Saúde declarou nesta terça-feira (19/04) situação de epidemia de dengue no
Paraná devido ao aumento do número de casos. De agosto de 2021 até o momento, o
Estado contabiliza mais de 80 mil notificações e cinco mortes pela doença.
Litoral
De acordo com o informe semanal publicado pela Sesa, foram registrados 67 novos casos da doença, no Litoral. Os novos registros ocorreram em Matinhos (63), Paranaguá e Pontal do
Paraná (3).
Com exceção de Guaraqueçaba, os municípios apresentam casos autóctones da infecção. Antonina (2), Guaraqueçaba e Guaratuba (3) seguem sem alteração. Já, Morretes permanece sem apresentar casos da doença.
Desde o início do período epidemiológico da doença, a região soma 206 casos confirmados e 252 em investigação, sendo: Antonina (4), Guaratuba (12), Matinhos (39), Morretes (2), Paranaguá (64) e Pontal do
Paraná (131).
EstadoO boletim divulgado hoje registra 14.964 novas notificações em relação à semana anterior.
“Em cada boletim semanal os números apontavam para este desfecho. Apesar do nosso constante monitoramento, por parte da Vigilância Ambiental, os números subiram e agora precisamos reverter a situação. Não queremos que os casos aumentem e, principalmente, que ocorram novos óbitos”, destacou o secretário de
Estado da
Saúde,
César Neves.
“Já realizamos um trabalho efetivo de combate à doença, com apoio da sociedade, e convocamos a população novamente para este enfrentamento”.
Ainda de acordo com a Sesa, os números do boletim semanal da dengue mostram que os casos prováveis e confirmados estão acima do esperado para o período epidemiológico - por isso a configuração de um cenário epidêmico.
São 80.004 casos notificados, 14.964 a mais em relação à semana anterior. Os dados são do 34º Informe Epidemiológico, do atual período sazonal da doença, que iniciou em 1º de agosto e segue até julho de 2022.
O documento informa ainda que 365 municípios possuem casos notificados, sendo que 287 tiveram confirmações. Em uma semana foi registrado o aumento de 39,86% nos casos confirmados, passando de 16.560 para 23.161, sem registro de novos óbitos.
As Macrorregiões Oeste e Norte concentram o maior número de casos confirmados. Francisco Beltrão, Medianeira, Arapongas, Cascavel, Salto do Lontra, Ampére, Catanduvas, Iracema do Oeste e Realeza foram os municípios com mais casos confirmados nas últimas seis semanas.
EPIDEMIA - Epidemia é a manifestação coletiva de uma doença que rapidamente se espalha, por contágio direto ou indireto, até atingir um grande número de pessoas em um determinado território e que depois se extingue após um período.
O Diagrama de Controle é um dos métodos utilizados para a verificação de ocorrência de uma epidemia. Ele consiste na representação gráfica, considerando uma série histórica de 12 anos, sugerindo limites máximo e mínimo de casos absolutos esperados.
Entre 2019 e 2020, o
Paraná enfrentou uma das piores epidemias de dengue da sua história, desde que começou a ser monitorada, em 1991. Naquele período foram registrados 227.724 casos confirmados da doença, com 177 mortes. Até então, o pior período havia sido entre 2015 e 2016, com pouco mais de 56 mil casos e 61 mortes.
“Nossas equipes já estão em campo nas regiões onde prevalece o maior número de casos, orientando a população. Estamos promovendo tutoriais voltados aos médicos para esse enfrentamento, para que haja o diagnóstico assertivo”, complementou o secretário.
“Precisamos reavivar os métodos de combate da dengue. Aquele vaso de água, de entulho, na cisterna de captação de água, pois o criadouro do mosquito pode estar lá”.
TRANSMISSÃO - O mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, é causador também de outras doenças chamadas de arboviroses, caso da zika e chikungunya. De acordo com o boletim semanal desta terça, houve 210 notificações de chikungunya, com 12 casos confirmados.
Confira o boletim semanal da dengue AQUI.
Da Sesa
Continuar Lendo
Notícias
Prêmio principal de R$ 6,5 milhões saiu para
BrasíliaPublicado
8 horas atrás
no
20 de abril de 2022
Por
Redação

Uma aposta simples realizada em Antonina acertou quatro números no concurso 5832 da Quina e ganhou R$ 7.705,89. O sorteio ocorreu nesta terça-feira (19/04), no Espaço da Sorte, em São Paulo.
Prêmio principal
Um bolão, com 8 cotas, de
Brasília (DF) acertou os cinco números e levou R$ 6.482.012,72.Os números sorteados foram: 01 - 17 - 58 - 63 - 78.
O próximo sorteio da Quina ocorre hoje (20/04), a partir das 20h, com prêmio estimado em R$ 700 mil.
Aposta de Guaratuba acerta 14 números da Lotofácil
Uma aposta simples feita em Guaratuba acertou 14 números no concurso 2500 da Lotofácil, também realizado nesta terça-feira e ganhou R$ 1.556,14.Prêmio principal
Um bolão, com 15 cotas, de Porecatu (SP) e uma aposta simples de Sertãozinho (SP), acertaram os quinze números e levaram R$ 2.303.044,50, cada.
Os números sorteados foram:
03 - 04 - 05 - 06 - 09 - 11 - 12 - 13 - 14 - 15 - 17 - 18 - 19 - 21 - 25.
O próximo sorteio da Lotofácil acontece nesta quarta-feira (20/04), com prêmio estimado em R$ 1,5 milhão.
Hoje também tem sorteio da Mega-Sena (R$ 3 milhões), Lotomania (R$ 4,5 milhões), Super Sete (R$ 550 mil) e Federal (R$ 500 mil).
Os eventos acontecem no Espaço Loterias Caixa em São Paulo, com transmissão ao vivo a partir das 20h, pelo canal da Caixa no Youtube e também pela página oficial da Caixa no Facebook.
Continuar Lendo
Anúncio
Siga o AL
Siga o AL
>> Link Original