Decreto oficializa instalação do curso de Direito na Unespar em Apucarana

TRIBUNA DO NORTE (PR) (PR) | GERAL | 20/04/2022
O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta quarta-feira (20) o decreto que oficializa a criação do curso de Direito em Apucarana, no campus da Universidade Estadual do Paraná (Unespar). A nova graduação foi anunciada em um evento no Palácio Iguaçu no fim do mês passado. De acordo com o diretor do campus Apucarana da Unespar Daniel Gomes, o vestibular do novo curso vai seguir o calendário proposto pela universidade.
“São 40 vagas com previsão de início das aulas para fevereiro de 2023, seguindo o calendário da Unespar. A divulgação do vestibular começa em junho, as provas devem acontecer em novembro para todos os cursos, e as aulas iniciam em fevereiro de 2023, criando desta forma, um calendário único para a instituição”, explicou o diretor. Inicialmente a previsão era fazer um vestibular exclusivo para o novo curso. O campus da Unespar de Apucarana oferta atualmente 12 cursos de graduação.
De acordo com o projeto pedagógico, a graduação terá carga horária total de 3.700 horas e 40 vagas anuais. A matriz curricular proposta combina conhecimento teórico e aprendizado baseado em experiências práticas. Um dos diferenciais é que os estudantes terão contato com uma formação prática e interdisciplinar logo no primeiro ano, inclusive com possibilidade de iniciar estágio acadêmico-profissional em instituições públicas do município e região.
Ao todo, serão 32 disciplinas obrigatórias, compreendendo vários campos do Direito: administrativo, ambiental, civil, constitucional, empresarial, internacional, penal, previdenciário, tributário e do trabalho. Outras 12 disciplinas optativas mais o trabalho de conclusão de curso e os estágios de prática jurídica complementam a grade curricular.
O assessor especial de gabinete do governador, ex-secretário Estadual de Saúde Beto Preto, que foi o principal interlocutor do projeto junto ao Governo do Estado disse que a conquista é um feito importantíssimo na educação superior, resultado da Lei Geral das Universidades (LGU) que estabelece parâmetros de financiamento e distribuição de recursos entre universidades estaduais do Paraná. “É o primeiro filho da LGU que prevê mudanças e incentivo a ações afirmativas, como a criação do curso de Direito em Apucarana. É um passo importante para a região e tenho certeza que vamos nos recordar com bastante orgulho e satisfação de ver que a cidade vai se transformando um polo de educação superior”, salientou.
O prefeito de Apucarana, Junior da Femac, destacou que a implantação do curso é uma conquista histórica fruto de um trabalho conjunto. “A Unespar é uma instituição de renome, de credibilidade, que passa a contar agora com esse curso de direito. Além da equipe da Acia, do Wanderley Faganello, que fez um grande trabalho, temos também que agradecer ao doutor Beto Preto, que a todo momento esteve junto do governador falando da importância desse curso, da luta histórica que foi esse curso em instituição pública e ao professor Daniel, que é uma pessoa vocacionada para educação e que garantiu a parte burocrática da criação do curso”, disse o prefeito de Apucarana, comentou. (COLABOROU CINDY SA
NTOS)

>> Link Original

#74265714