POR: REDAÇÃO 1
Nesta quarta-feira, 20, o prefeito Chico Brasileiro (PSD) fez mais duas mudanças no seu governo e indica que, por enquanto, não terá mais troca no primeiro escalão. O tenente-coronel Marcos Antônio Jahnke assume a pasta da Segurança e o presidente do Sincofoz, Leandro Ricardino Correa, a de Transparência e Governança. O gabinete do prefeito estuda nova nomenclatura e atribuições na secretaria de Correa que ficará mais focada nas ações de governo e na relação na Câmara de Vereadores.
Desde o início do segundo mandato, em 1º de janeiro de 2021, Chico Brasileiro fez sete mudanças na estrutura de linha de frente da prefeitura e, indiretamente, na presidência da Fundação Municipal de Saúde. O gabinete do prefeito não aponta para novas mudanças ainda neste semestre.
Jahnke deixa a Assessoria Política Especial de Relações com o Legislativo e substitui Reginaldo da Silva na
Secretaria de Segurança. Já Correa assume a Secretaria da Transparência e Governança, com titularidade vaga desde que o empresário José Elias Castro Gomes deixou a pasta em março.
“É uma importante missão que assumo, com muitos desafios à frente. Vamos lutar por melhorias na área, sempre com o objetivo de atender à população e garantir uma maior sensação de segurança. O fortalecimento da integração entre as forças é uma de nossas tarefas”, destaca Jahnke, conforme o noticioso da prefeitura.
Missão
No dia 12 de abril, o empresário Vilmar Andreola foi nomeado secretário de Desenvolvimento Comercial, Industrial e Agropecuário no lugar do funcionário da Itaipu Binacional, João Pereira Santos. A missão de Andreola é recuperar as quatro áreas industriais da cidade e aproximar a administração municipal do empresariado e dos comerciantes.
No dia 31 de março, a psicóloga Rosa Jerônymo deixou a Secretaria de Saúde e em seu lugar assumiu a fisioterapeuta Jaqueline Tontini, servidora municipal. Rosa Jerônymo, que também é servidora pública municipal, se afastou da Saúde em função da legislação eleitoral, se filiou ao MDB e deve disputar a Assembleia Legislativa em 3 de outubro.
Em setembro de 2021, o médico Amon Mendes Franco de Sousa assumiu a presidência da Fundação Municipal de Saúde, que gerencia o Hospital Padre Germano Lauck e as duas Upas (unidades de pronto atendimento), em substituição ao professor Sérgio Fabriz, da
Unioeste. Desde então, Franco de Sousa mantém sua cruzada de cortar despesas de custeio do hospital e Upas.
Regularização
Ainda em maio de 2021, o prefeito trocou o titular da Secretaria de Tecnologia da Informação. Rafael Sanches assumiu a pasta que era comandada por Evandro Ferreira. Em janeiro deste ano, Sanches apresentou um no sistema de suporte das redes de computadores da prefeitura.
A advogada Elaine Anderle trocou a Diretoria do Gabinete do Prefeito e voltou a chefiar a superintendência do Fozhabita em agosto de 2021. Elaine está focada no programa Moradia Legal, de regularização fundiária, em parceria com o Tribunal de Justiça do
Paraná. Na primeira fase, o programa pretende regularizar os imóveis de mil famílias e já entregou 372 escrituras.
Da redação
Leia mais na edição impressa.
>> Link Original