GOVERNADOR LANÇA PROJETO QUE VAI LEVAR APRESENTAÇÕES TEATRAIS A 100 MIL CRIANÇAS

CORREIO DO CIDADÃO (PR) | NOTÍCIAS | 26/06/2022
Os gritinhos e risadas após o surgimento de uma da arca ce- nográfica com animais no palco do Grande Au- ditório do Teatro Guaíra dão uma amostra de como será o Crianças no Teatro. O programa foi lançado na quarta-feira (22) pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior para uma plateia de cerca de 1,2 mil estu- dantes de escolas públicas de Curitiba e Região Metropolitana. O espetáculo “A Arca de Noé”, baseado no clássico de Toquinho e Vinícius de Moraes e encenado pela MRG Produções Artísticas, convidada para a estreia, deu início ao projeto, que nesta primeira fase vai levar, a partir do segundo semestre, peças da literatura infantil para aproximadamente 100 mil crianças de todo o Paraná. “Esse programa me deixa muito feliz porque leva a cultura para perto das crianças e torna a arte mais acessível. A maioria que veio assistir essa peça no Teatro Guaíra nunca tinha entrado em um teatro antes”, disse o governador. “A ideia é espalhar esse projeto em todo o Paraná, com apre- sentações nos teatros dos municípios, com a presença de alunos das cidades vizinhas”. Ratinho Junior afirmou que a proposta se une a outro projeto do Governo do Estado, o Cinema na Praça, que percorre os municípios paranaenses projetan- do filmes gratuitos à população. “Ele parou na época da pandemia e foi retomado há algumas semanas, levando os filmes a famílias paranaenses que nunca tiveram a oportunidade de entrar em um cinema. Agora, o Crianças no Teatro segue por esse mesmo caminho”, salientou. CIRCULAÇÃO Com o intuito de estimular o hábito de ir ao teatro e promover formas de acesso, inclu- são social e formação de plateia, a iniciativa tem como objetivo fomentar a circulação de companhias paranaenses em teatros das oito macrorregiões do Estado, impactando mais de 100 mil crianças da rede pública de ensino com idades entre 6 e 12 anos. O projeto propõe ainda a descentralização e o acesso a bens culturais por meio de apresentações e ações de mediação teatral a crianças de todo o Estado, em conformidade com as premissas do Plano Es- tadual de Cultura. Com incentivo da Audi do Brasil, o investimento na iniciativa foi de R$ 1,5 milhão. O Estado arcará com os custos de transporte dos alunos. “Acreditamos muito na cultura e na educação e é por isso que contribuímos fortemente com esse projeto. O futuro do Brasil são as crianças, e que coisa mais bela ter elas vendo esse lindo espetáculo”, destacou o diretor-presidente da Audi do Brasil, Daniel Rojas. “Temos uma comunicação muito próxima com o governo, e nada melhor do que desenvolver atividades sociais neste Estado que é tão importante para nós”. INCENTIVO O programa também propõe uma ação de mediação cultural antes de cada apresentação, com o objetivo de despertar e sensibilizar o público para outros sentidos da obra artística, possibilitando que ele se relacione e se familiarize com a arte teatral através de atividades práticas e pe- dagógicas. “Queremos levar cultura e entretenimento de qualidade para as nossas crianças, principalmente as mais carentes. É um projeto de inclusão, que procura popularizar e democratizar ao acesso ao teatro e outras formas de cultura”, ressaltou o secretário estadual da Comunicação Social e da Cultura, João Evaristo Debiasi. Além de atividades com os alunos, o projeto visa orientar educadores e pedagogos, reproduzindo, através de uma cartilha digital, atividades teatrais que podem ser desenvolvidas nas escolas. Assim, os profissionais que estão na li- nha de frente, diretamen- te em contato com os alunos, podem continuar a desenvolver atividades teatrais e fomentar a prá- tica em suas escolas. “Vamos fazer primei- ro um trabalho prévio nas escolas para criar a expectativa e preparar os estudantes para essa experiência. Depois elas vêm ao teatro para assistir essa exibição de companhias teatrais paranaenses”, explicou a superintendente-geral da Cultura, Luciana Casagrande Pereira. “É empolgante ver as crianças emocionadas, visitando um teatro pela primeira vez, e é exatamente isso que queremos proporcionar aos paranaenses”. O Palco Paraná, organização social sem fins lucrativos que faz a gestão da iniciativa, lançou edital de chamamento para escolher as companhias produtoras partici- pantes. Foram selecionadas as quatro melhores propostas de produtoras, que executarão os espe- táculos nas oito macror- regiões do Estado, sendo duas áreas de atuação para cada contemplada: Curitiba e Litoral; Nordeste e Noroeste; Oeste e Sudoeste; e Centro-Sul e Campos Gerais. PRESENÇAS Também participaram do evento a primeira-dama do Estado, Luciana Saito Massa; o diretor- -presidente do Centro Cultural Teatro Guaíra, Cleverson Cavalheiro; o presidente do Palco Pa- raná, Andrei Mucelini; e o diretor de Relações Internacionais da Audi Brasil, Antonio Cal- cagnotto. (Reportagem: Seec, com edição; Foto: José Fernando Ogura/ AEN)

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