Coluna do Estadão

O ESTADO DE SÃO PAULO (SP) | COLUNAS | 13/11/2022
Em vacina contra radicais, Tarcísio pretende entregar Alesp a moderado do PL
D eputados estaduais eleitos pelo partido de Tarcísio de Freitas, o Republicanos, têm dito que o futuro governador prefere um nome do PL para a Presidência da Alesp na próxima legislatura. A justificativa é a de que eleger um moderado da sigla de Jair Bolsonaro (PL) ao cargo poderia frear o ímpeto radical de parlamentares de direita com visões mais extremistas. Por esta razão, André do Prado, ligado ao cacique Valdemar Costa Neto, é quem tem se apresentado como favorito ao posto. Na avaliação de líderes da Casa, a eleição de um político do Republicanos exigiria mais concessões por parte de Tarcísio, já que o partido tem só a quarta maior bancada, com oito representantes. O PL tem a mais numerosa, com 19.
EFERVESCENTE. Um aliado de Tarcísio avalia que, para colocar um nome do Republicanos no comando da Alesp, o futuro governador precisaria compensar cedendo secretarias ao PL. A disputa por espaço no futuro governo já agita também o União Brasil e o PSD, de Gilberto Kassab.
FRENTE AMPLA. Deputados do PT dizem concordar em apoiar um nome do bloco de Tarcísio para o comando da Alesp em troca de espaço na Mesa Diretora. Desejam manter o comando da 1ª Secretaria, hoje sob a tutela de Luiz Fernando Ferreira (PT)
l CETICISMO. Nem nos partidos que compõem o Centrão, aliados do PL, os políticos estão convencidos de que Valdemar Costa Neto vá bancar a oposição a Lula até o fim. O cacique indicou que vai liberar os filiados que desejam aderir à base do novo governo para negociarem individualmente com o PT, sem envolver a sigla.
PENEIRA. Nos bastidores, alguns petistas vêm fazendo distinção entre a cúpula do PL e bolsonaristas ao falar da articulação política. Uma das razões é que o partido ajudou a brecar o voto impresso na Câmara, em 2021. Na ocasião, Valdemar Costa Neto foi um dos primeiros que se aliaram ao PT contra a iniciativa - Bolsonaro ainda não fazia parte da sigla.
REFORMA. José Serra (PSDBSP) está colhendo assinaturas de senadores para iniciar a tramitação de uma PEC que propõe a reforma do teto de gastos. O texto sugere substituir a regra por um controle da dívida e retirar da Constituição a Regra de Ouro - que só permite tomar dinheiro emprestado para investir.
REFORMA 2. O argumento é que o controle fiscal via endividamento já está previsto na LRF, e a retirada da Regra de Ouro da Constituição visa a modernizála sem remendar a Carta.
FOGO... O senador eleito Flávio Dino (PSB-MA) é alvo de críticas de petistas que defendem desmembrar o Ministério da Justiça e criar a pasta da Segurança Pública. Eles dizem que Dino trabalha contra a ideia para manter o tema na Justiça e, com isso, ganhar visibilidade de olho na sucessão presidencial em 2026.
...AMIGO. A ideia de fragmentar a Justiça partiu do próprio Lula, que também lançou Dino como favorito ao posto de ministro da Justiça. Petistas creem que a nova pasta pode ajudar a aproximar o PT de categorias policiais, convertidas ao bolsonarismo.
PRONTO, FALEI!
Joenia Wapichana Deputada federal (Rede-RR)
"Aqui na COP-27, instituições filantrópicas estão dispostas a bancar projetos ambientais no Brasil. O novo financiamento precisa virar ações para os povos indígenas da Amazônia."
CLICK
Bancada eleita do PL Câmara dos deputados O primeiro encontro dos parlamentares eleitos pela sigla que abriga bolsonaristas foi registrado pelo presidente do diretório da Bahia, João Roma, nas redes.

#76261110