Moradores do Paraná poderão, na terça-feira (14), ir até a
Câmara Municipal de Curitiba (CMC), no centro da capital, e negociar as dívidas com a Companhia Paranaense de Energia (Copel), com a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) e com a Companhia de Habitação de
Curitiba (Cohab-CT). Veja serviço abaixo.
A atividade é organizada pela Defensoria Pública do Paraná (DPE-PR), que estará de plantão no local para ajudar a população.
A DPE-PR obteve da Copel, da Sanepar e da Cohab-CT a garantia da oferta de condições especiais para a renegociação das dívidas, que serão discutidas caso a caso com os representantes de cada uma das companhias. Além do serviço de negociação de dívidas, a DPE-PR também prestará atendimento jurídico gratuito nas áreas de Família; Cível e Criminal; Violência Doméstica; Infância e Juventude; Direitos do Consumidor e outras temáticas atendidas pela instituição.
Para ser atendido, é necessário que as pessoas levem no dia seus documentos pessoais (RG, CPF, carteira de motorista) e comprovante de endereço. A Sanepar pede ainda documento de propriedade do imóvel ou contrato de locação vigente, quando for preciso fazer alteração cadastral.
A Cohab diz que poderá tratar com terceiros, desde que possuam instrumento de procuração do titular do imóvel, e requer a mais comprovante de renda e de endereço atualizados (máximo 60 dias), certidão negativa do IPTU e, se for o caso, declaração de quitação de taxas condominiais.
Mutirão na CMC
O defensor público-geral, André Giamberardino, explica que o mutirão é uma forma de aproximar a população dos serviços da Defensoria, levando a instituição para espaços de grande circulação de pessoas, como é o caso da
Câmara de Curitiba.
“A região é um local por onde muitas pessoas que são o público-alvo da Defensoria se locomovem. Também conta com várias linhas de ônibus e é uma área onde muitas pessoas trabalham e estudam. A parceria com a CMC é excelente” afirma Giamberardino
O presidente da Câmara, vereador Marcelo Fachinello, lembrou a importância de repetir a parceria com a Defensoria Pública, já implementada com sucesso no ano passado. Em setembro de 2022, as duas instituições uniram esforços para realizar uma grande mobilização de atendimento jurídico na área da Família.
>> Link Original