Uso de drones proporciona avanços no setor industrial

Veículos aéreos não tripulados aprimoram processos nas fábricas

BAND NEWS FM CURITIBA ONLINE (PR) | GERAL | 19/04/2023
Entre tantas transformações que a tecnologia trouxe para as cadeias produtivas, o crescimento da utilização de drones para otimizar processos é um dos destaques que mais tem chamado atenção. Os veículos aéreos não tripulados, que já há algum tempo são utilizados pelo setor agrícola e de segurança, estão agora fazendo toda a diferença no contexto da Indústria 4.0, ao aprimorarem os processos das fábricas.
Só para se ter uma ideia, segundo a Agência Nacional da Aviação Civil (Anac), o número de drones cadastrados no Sistema de Aeronaves não Tripuladas ultrapassa a casa de 100 mil, sendo que 40% deles são utilizados pelo setor corporativo e 60% para recreação. O Paraná ocupa o quarto lugar entre os estados brasileiros em número de drones.
No caso da indústria, o uso de drones tem trazido muitos benefícios, incluindo a redução de custos, o aumento da eficiência e a melhoria da segurança. Isso porque, ao utilizar sensores e câmeras, os drones podem coletar dados de forma mais rápida e precisa, reduzindo os custos de mão de obra e tempo.
E buscando promover soluções tecnológicas e educacionais, o Instituto Senai de Tecnologia vem desenvolvendo projetos de forma a contribuir para toda a rede produtiva.
No setor de logística, qual a importância do uso de drones?
Em um armazém, por exemplo, os drones podem ser utilizados para automatizar e agilizar os processos de inventário, reduzindo os erros humanos. Pilotados ou de maneira autônoma, os drones utilizados na indústria podem digitalizar automaticamente os códigos de barras ou etiquetas, reduzindo erros humanos e inconsistências na gestão de estoque.
Por sua vez, o crescimento do comércio eletrônico fez com que aumentassem os níveis de estoque e à necessidade de mobilizar mais profissionais para o inventário e expedição de encomendas. Já o uso de um drone para localizar produtos em um armazém permite que os trabalhadores se concentrem em tarefas de maior valor e reduzam o tempo para preparar o pedido.
A construção civil também tem investido em drones para ajudar no levantamento topográfico, na preparação do local da obra, na inspeção das infraestruturas e até mesmo na limpeza.
Por fim, os empresários que estão interessados em adotar drones em seus negócios, antes de tudo devem estudar as necessidades da empresa e o orçamento disponível. Outro detalhe importante é consultar as diretrizes da Anac para conhecer as categorias de aeronaves e o uso delas no contexto profissional, em áreas públicas ou privadas.

>> Link Original

#77208898