Plataforma da Celepar chega a 1.100 estabelecimentos de saúde cadastrados no Paraná

CGN (PR) | GERAL | 06/04/2024
Paraná
A plataforma é utilizada para a gestão operacional de unidades de assistência de saúde que trabalham segundo as regras do SUS, incluindo hospitais, prontos-socorros, clínicas ambulatoriais,......
Publicado em 06/04/2024 às 09:45
Por CGN
shareshareshareshare
Publicidade
shareshareshareshare
Nos primeiros três meses de 2024, o Sistema de Gestão Hospitalar e Ambulatorial do SUS - GSUS, desenvolvido pela Celepar, chegou a 1.100 estabelecimentos de saúde cadastrados. A marca alcançada por essa ações inovadora, que impacta diretamente na qualidade de atendimento à população, é um dos destaques do final de semana em que é celebrado o Dia Mundial da Saúde (7 de abril).
A plataforma é utilizada para a gestão operacional de unidades de assistência de saúde que trabalham segundo as regras do SUS, incluindo hospitais, prontos-socorros, clínicas ambulatoriais, laboratórios, farmácias, centros de diagnóstico e centrais de regulação.
Além dos estabelecimentos de saúde, o sistema também é usado, atualmente, por 398 secretarias municipais, além das 22 Regionais da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).
“O GSUS auxilia hospitais e demais instituições da área da saúde a funcionarem de maneira mais eficaz no cotidiano operacional, o que se reflete, por consequência, num atendimento mais eficiente à população”, diz Gustavo Garbosa, diretor-presidente da Celepar.
Ele lembra, ainda, que a plataforma faz parte do Celepar Cid@des, um pacote de serviços tecnológicos oferecido aos municípios. “O GSUS é uma das muitas soluções do Celepar Cid@des que ajudam os municípios a se tornarem mais ágeis, eficientes e conectados”, afirma.
OUTRAS INICIATIVAS - Além do GSUS, desenvolvidas em parceria com a Sesa, a Celepar trabalha com outras tecnologias para a saúde pública.
Uma delas é a Farmácia Digital, que ajuda a garantir o acesso online do cidadão a medicamentos padronizados no Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF). Para receber esses medicamentos, é necessário que o paciente realize o cadastro da solicitação e apresente um conjunto de documentos e exames.
O acesso ao sistema é simples. O cidadão informa os dados pessoais, anexa a documentação e laudos necessários para comprovar a enfermidade e solicitar o medicamento. O cadastro é enviado para o sistema Sismedex, no qual os técnicos da farmácia fazem a triagem e verificação. Após avaliação, se o pedido for aprovado, o cidadão é contatado para fazer a retirada do medicamento ou pode receber em sua casa.
Segundo dados mais recentes do Sismedex, foram realizadas 222 mil solicitações de medicamentos por meio do sistema no primeiro trimestre deste ano.
Outra funcionalidade desenvolvida pela Celepar foi o software que coordena as chamadas do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Com interface moderna e segurança aprimorada, ele garante maior agilidade no registro do atendimento e disponibiliza um banco de dados com o armazenamento de todas as chamadas. De janeiro a março deste ano, foram 290 mil chamadas.
A Celepar também criou o sistema que administra as doações de sangue, o NovoSHT - Sistema de Controle Hemoterápico, e o Sievisa — Sistema Estadual de Informação em Vigilância Sanitária, essencial para o mapeamento das informações referentes à situação sanitária de estabelecimentos em funcionamento no Paraná.????
Fonte: AEN
Notícias Relacionadas:
Com Celepar Cid@des, prefeituras podem acessar ferramentas tecnológicas
Até domingo, Menor Preço permite pesquisa de valores de chocolates com um clique
Dia do Consumidor: aplicativo Menor Preço é o maior aliado do paranaense
Celepar leva ao Show Rural 2024 soluções para o produtor rural e o agronegócio
Paranaenses conseguem encontrar materiais escolares mais baratos com Menor Preço
Celepar implementa adaptações de acessibilidade para cidadãos utilizarem serviços digitais
Celepar e Hotmilk vão criar soluções conjuntas para aprimorar serviços públicos
Celepar celebra 59 anos apostando na transformação digital do Estado
Com palestra sobre golpes, Celepar promove nova edição do curso digital para idosos
Celepar apresenta aplicativo de turismo que ajudará a planejar viagens no Paraná
Celepar promove mais um curso de smartphone para idosos na quarta-feira, em Curitiba
Abertas as inscrições do curso de smartphone para idosos promovido pela Celepar e Alep
Celepar recebe empresas de tecnologia para buscar soluções na área da internet das coisas
Celepar promove inclusão das pessoas com deficiência por meio da tecnologia
Em Brasília, Celepar mostra resultados de projeto de internacionalização
Celepar e Governo do Paraná são finalistas do Prêmio iBest 2023
Tecnologia do Paraná para reconhecimento facial na chamada chega a Portugal
Celepar leva cursos de inclusão digital de idosos para mais sete cidades em agosto
Nova parceria entre Celepar e Copel amplia segurança aos dados dos paranaenses
Aplicativo do Estado que conecta ações de solidariedade já reúne 6,5 mil doadores
Google News
Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação
Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.
Participe do nosso grupo no Whatsapp
ou
Participe do nosso canal no Telegram
Veja Mais

>> Link Original

#79166162