Coluna do Estadão

O ESTADO DE SÃO PAULO (SP) | COLUNAS | 08/04/2024
Marqueteiro de Lula defende ‘casar’ propaganda para salvar imagem do ministério de Nísia
O presidente Lula escalou o marqueteiro Sidônio Palmeira para ajudar a ministra da Saúde, Nísia Trindade, a melhorar a imagem da pasta entre a população. O diagnóstico do Planalto é que a saúde se tornou uma vulnerabilidade para o governo, no mesmo nível da segurança pública, diante do surto de dengue e do caos nos hospitais federais. Para interlocutores do presidente, melhorar a popularidade da ministra pode livrá-la da artilharia do Centrão. Nesse freio de arrumação na pasta, que inclui mudanças na equipe, está no forno uma proposta de ajuste no repasse a Estados e municípios para custeio de médicos especialistas. A ideia é estabelecer, em contrato, a obrigação de governadores e prefeitos incluírem a logomarca do ministério quando divulgarem a iniciativa.

l NA AGENDA. Sidônio reuniu-se com Nísia na última quarta-feira, 3. Chegou ao gabinete pouco antes das 16 horas, depois de conversar com o presidente Lula e com o ministro da Secretaria de Comunicação, Paulo Pimenta.

l OPINIÃO. De acordo com relatos, nada ficou decidido neste primeiro encontro e outros vão acontecer. Mas Sidônio reforçou à ministra sua tese de que a comunicação da pasta precisa mudar, chegar “na ponta”. Haverá, ainda, ajustes no discurso do ministério sobre o salto de casos de dengue, considerado errático pelo publicitário. Procurada, a pasta não comentou.

l VEM AÍ. O desembargador paulista Marcelo Semer lança em 17 de abril, em São Paulo, seu segundo romance, Duas Fotos. Inspirada na Operação Lava Jato, a obra mistura personagens fictícios e fatos reais para fazer da literatura o novo cenário da história política brasileira.

l PERFIL. O presidente interino da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Alexandre Ribeiro Motta, designou um servidor condenado por improbidade administrativa para assumir o comando da autarquia no Ceará. A escolha de Petrônio Ferreira Soares para superintendente substituto do órgão foi oficializada no Diário Oficial da União (DOU).

l MARCHA À RÉ. ÀColuna, Ribeiro declarou que não sabia da condenação do indicado e prometeu revogar a nomeação. Petrônio não foi localizado.

l CAMINHOS. Na reunião de líderes de amanhã, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP), terá de decidir a estratégia para votar o relatório que recomendou manter a prisão do deputado Chiquinho Brazão (RJ), suspeito de mandar matar Marielle. Indisposto a manter o colega preso com sua digital, o Centrão ameaça não registrar presença para boicotar a votação.

l BRINDE. Enquanto bolsonaristas e lulistas discutiam a regulamentação das redes, o senador Ciro Nogueira (PP), voz ferrenha da oposição, e o ministro Jorge Messias (Advocacia-Geral da União) estavam lado a lado em um jantar promovido pelo grupo Esfera em Boston.

l NADA DISSO. Quem estava no encontro garante que o assunto não entrou em pauta. A regulamentação das redes foi defendida por Messias após Elon Musk, dono do X (ex-Twitter), publicar que deixará de obedecer as restrições de conteúdo impostas pelo ministro Alexandre de Moraes.

#79170637