A tragédia causada pelas inundações no Rio Grande do Sul reforçou as atenções sobre os impactos ambientais e eventos climáticos extremos. Os debates também foram ampliados na Assembleia Legislativa do Paraná e, na próxima semana, serão tema de novos debates. Dois eventos com esse foco estão marcados para a próxima quarta-feira (22).
ASSEMBLEIA 2
Pela manhã, às 10h30, uma audiência pública vai tratar sobre o enfrentamento aos fenômenos climáticos e a prevenção de desastres ambientais em Curitiba. O objetivo do proponente, deputado Ney Leprevost (União), é ouvir especialistas para buscar alternativas que possam mitigar os impactos na capital. O evento será no Auditó- rio Legislativo.
ASSEMBLEIA 3
À noite será a vez do seminário “Emergência Climática - Ecologia Curativa: Uma perspectiva budista sobre a crise ecológica”. A iniciativa é organizada pelo deputado estadual Goura (PDT), pelo Centro de Estudos Budistas Bodisatva Curitiba (CEEB-Curitiba) e contará com a presença do sociólogo e mestre zen David Loy. Influência no mundo do budismo contemporâneo, Loy é especialmente conhecido por suas profundas reflexões sobre ecologia, ética e espiritualidade. O objetivo é refletir sobre os motivos de tantas inundações, secas e temperaturas extremas e como enfrentar esses desafios. O evento acontece no plenário, partir das 18h30.
MUSEUS
O Dia Internacional dos Museus e os 55 anos do Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS/PR), serão celebrados em dois eventos na Assembleia Legislativa do Paraná, nesta segunda-feira (20). Por iniciativa do deputado Ney Leprevost, uma exposição em homenagem o MIS será aberta às 9 horas, no Espaço Cultural. Durante o Grande Expediente, às 14h30, no plenário, também haverá um pronunciamento da diretora do Museu da Imagem e do Som do Paraná, Mirele Camargo.