O
Governo do Estado, por meio da
Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), lançou oficialmente nesta terça-feira (25) a 2ª edição da Jornada BIM: Prefeituras em Foco, que ocorrerá de 2 a 4 de julho, em Curitiba. O evento tem como objetivo a capacitação de servidores públicos municipais para o uso da metodologia em seus projetos e obras.
Sigla em inglês para Building Modeling Information (ou Modelagem da Informação da Construção em tradução livre), a metodologia BIM visa o desenvolvimento de projetos de forma mais assertiva, antevendo problemas e gerando economia de recursos por parte do poder público.
O
secretário de
Infraestrutura e Logística,
Sandro Alex, disse que o objetivo é fazer com que Estado e
prefeituras andem em sintonia quando o assunto é a contratação de obras e projetos. “Este evento vai contar com a força dos 399 municípios. É uma modelagem moderna que permite melhor eficiência nas obras públicas. Agora, nesta nova edição, nosso foco é as
prefeituras, a qualificação dos servidores, as plataformas de cooperação e de compartilhamento de informações”, afirmou.
O BIM é uma metodologia inovadora que permite a criação de projetos inteligentes a partir da simulação e construção virtual de empreendimentos. Isso garante mais assertividade na execução de obras ao simular diferentes soluções e corrigir possíveis erros. A modelagem colabora para sustentabilidade, através de análises de eficiência, impactos técnicos e financeiros, assim como permite a comunicação através de ferramentas tecnológicas utilizadas pelos setores envolvidos com arquitetura, engenharia e construção.
PROGRAMAÇÃO- Prefeituras em Foco inicia no dia 2 de julho, com palestras sobre conceitos e ações estaduais de fomento ao uso da metodologia. No dia 3, os gestores e servidores públicos terão a oportunidade de conhecer ferramentas e softwares utilizados dentro da metodologia BIM. No último dia de evento, haverá uma análise qualitativa de modelos utilizados.
PIONEIRO- O BIM foi criado no
Paraná por meio do Decreto Estadual nº 3.080/2019, que instituiu a Estratégia BIM PR:
Paraná Rumo à Inovação Digital nas Obras Públicas.
O
Departamento de Estradas de Rodagem (DER/PR), autarquia da SEIL, já conta com uma série de obras, entre concluídas, em execução ou programadas.
“Já temos obras concluídas que foram exigidas em edital o uso da metodologia BIM. Em execução temos a
Ponte de Guaratuba, que o edital prevê que seja feita nesse método. Nós já concluímos o Viaduto Bratislava, em Cambé, e estamos fazendo outras obras de contratação integrada que preveem a execução do BIM”, explica o diretor-presidente do DER,
Fernando Furiatti.
Segundo ele, o objetivo é usar a experiência do DER/PR para colaborar com os trabalhos das gestões municipais. “Os convênios com os municípios têm a nossa fiscalização. Essa integração entre o fiscal do DER e o da
prefeitura é para que eles possam utilizar a ferramenta de uma maneira que o DER reconheça, e que também possam executar isso de uma forma mais profissional”, acrescenta.
Paraná terá cadeira no conselho de presidentes de coalizão global pela sustentabilidade
Ratinho Junior libera recursos de infraestrutura urbana para três municípios
Com obras em todas as regiões do
Paraná, a
Secretaria de Estado das Cidades (Secid) também está implementando o BIM nos projetos e contratos da pasta e de suas vinculadas, como a
Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep),
Companhia de Habitação do Paraná (
Cohapar),
Paranacidade e
Paraná Edificações.
Para a secretária de Estado das Cidades, Camila Mileke Scucato, o BIM acaba com o “empurra-empurra” em projetos. “Com o BIM ficaremos apenas com a avaliação e a análise dos projetos, eles serão muito mais fáceis e objetivos, reduzindo bastante a questão de aditivos e problemas que encontramos entre os projetistas e os executores”, disse a secretária. “Hoje quando existe algum problema, um coloca a culpa no outro. Com essa metodologia, vamos conseguir trazer uma qualidade melhor nos projetos”.
De acordo com a diretora do Departamento de Gestão da Inovação para Planos, Projetos e Obras da SEIL, Lorreine Vaccari, o BIM traz mais rapidez e assertividade em obras públicas. “A partir de uma construção virtual, consigo inserir todas as informações e ter todo o detalhamento da obra, reduzindo as chances de ter aditivo, seja de tempo ou de valor, e melhorando também a eficiência no canteiro de obras porque haverá um nível de detalhe no projeto muito maior”, explica.
APOIO AOS MUNICÍPIOS— O presidente da Associação dos Municípios do
Paraná (AMP) e
prefeito de Santa Cecília do Pavão, Edimar Santos, disse que o apoio do
Governo do Estado aos municípios tem sido fundamental para que obras importantes saiam do papel. “Temos 204 municípios com até 10 mil habitantes e, muitas vezes, eles não têm a possibilidade de ter setores complexos de engenharia e arquitetura. Com a capacitação, engenheiros, arquitetos e equipes técnicas dos municípios terão conhecimento, saindo do CAT e indo para o BIM, com mais resultados, eficiência, qualidade e economia”, acrescenta.
As sete universidades estaduais do
Paraná (UEM, UEL, UENP,
UEPG,
Unioeste,
Unespar e Unicentro) contam com o Projetek, escritórios acadêmicos idealizados para atender, de forma gratuita, demandas de cidades com até 30 mil habitantes, que geralmente não dispõem de setores de projetos ou profissionais das áreas de Engenharia e Arquitetura e Urbanismo.
As
prefeituras podem procurar as instituições de ensino superior do Estado para auxílio em projetos arquitetônicos, estruturais, elétricos, hidrossanitários e de prevenção contra incêndio e pânico para empreendimentos de vários segmentos, como educação, saúde, segurança, cultura e saneamento. Esses projetos também são feitos com a metodologia BIM.
Pela primeira vez, mais de 50% das luminárias dos municípios paranaenses são LED
PRESENÇAS— Participaram do evento os
secretários estaduais Alex Canziani (Inovação, Modernização e Transformação Digital), Claudio Stabile (Administração e Previdência),
Hudson Leôncio Teixeira (Segurança Pública); o diretor-geral da Secretaria estadual da Educação, João Giona; o presidente da
Cohapar, Jorge Lange; o diretor de Operações da
Fomento Paraná, Mounir Chaowiche; o diretor de Projetos da
Secretaria Estadual de Planejamento, Marcos Junior Marini; o diretor de Mercado da
Celepar, André Telles; a diretora da Escola de Gestão do
Paraná, Aline Albano Justus; representantes da Caixa Econômica Federal e servidores das secretarias estaduais.
Serviço:
2ª edição da Jornada BIM: Prefeituras em Foco
Data: 2 a 4 de julho
Local: Dia 2: Auditório Mário de Mari (Câmpus da Indústria da Fiep) - Avenida Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico
Dia 3 e 4: Auditório Ayrton "Lolô" Cornelsen, no DER/PR - Av. Iguaçu, 420 - Rebouças
Programação AQUI
>> Link Original