O governador em exercício Darci Piana participou nesta quarta-feira (03), na Assembleia Legislativa (Alep), da solenidade de entrega do título de Cidadão Honorário do Estado do
Paraná ao empresário Paulo Hermínio Pennacchi.
Nascido em Minas Gerais e radicado em Arapongas, Pennacchi construiu uma carreira de sucesso no Norte do Estado no ramo de alimentos e, também, com iniciativas voltadas à área social.
Piana destacou que a trajetória de vida de Pennacchi o credenciaram para receber a honraria do Poder Legislativo, chancelada pelo Executivo estadual. “Esse é um homem sério, responsável e que tem feito um trabalho social fantástico”, ressaltou.
“Além disso, agora é meu conterrâneo, porque eu também recebi com muita honra esse título. A partir de agora, além da amizade que nós temos, somos cidadãos deste Estado pujante, que nos acolheu e que acolhe todos que aqui chegam”, finalizou Piana.
Para Pennacchi, receber o título de Cidadão Honorário do
Paraná é um privilégio. “Uma honra muito grande, o menino que veio de Minas Gerais com 6 anos de idade, que chegou em Arapongas, e agora ser homenageado aqui. Fizemos nossa família aqui, o meu pai veio criar os filhos aqui, e estamos trabalhando, defendendo os interesses do
Paraná”, afirmou Pennacchi.
“Nós começamos uma empresa com 15 metros quadrados, em 1962. A empresa cresceu, prosperou, gerou centenas de empregos. Temos também um trabalho social que abrange milhares de crianças, então só temos que agradecer”, concluiu.
O projeto de lei que concedeu o título foi proposto pelos deputados estaduais Pedro Bazana e Tiago Amaral e sancionado pelo governador Ratinho Junior. A honraria é concedida às pessoas com reputação ilibada e conduta pessoal e profissional irrepreensíveis, que tenham prestado relevantes serviços de abrangência estadual e de contribuição significativa para todo o Estado do
Paraná.
TRAJETÓRIA — Paulo Hermínio Pennacchi é formado em Economia pela antiga Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana (Fecea), incorporada em 2013 como campus da Universidade Estadual do
Paraná (Unespar).
Envolvido com a área social, ingressou no Lions Club Arapongas, clube voltado a ações sociais, em 1972, o qual presidiu duas vezes. A instituição foi responsável pela construção da Escola Especial Lions Clube de Arapongas - Modalidade Educação Especial, tendo como mantenedora a Apae.
O clube fundou também a Casa do Bom Menino, que funcionou por 27 anos como casa lar, acolhendo crianças da região. Em 2005, as antigas casas foram transformadas em salas de aula para atividades de contraturno escolar, nascendo o Projeto Crescer, que começou com 65 alunos.
Com duas unidades, atualmente possui mais de 900 alunos provenientes de famílias de baixa renda, cursando do 4º ao 9º ano, em escolas públicas. São oferecidos cursos e oficinas voltados ao desenvolvimento humano e profissional.
PRESENÇAS — Participaram da solenidade as desembargadoras do Tribunal de Justiça do
Paraná, Joeci Machado Camargo e Lídia Maejima; o prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre; o diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Tioqueta; o presidente da Associação Comercial do
Paraná (ACP), Antonio Gilberto Deggerone; o vice-presidente do
Sistema Fiep, Irineu Munhoz; o presidente em exercício da Fecomércio, Ari Faria Bittencourt; o governador do Distrito DL6 do Lions Internacional, Mauro Sérgio Ribeiro, entre outras autoridades.
>> Link Original