Tecpar assina acordo com empresa Argentina e pretende potencializar a capacidade de produção das vacinas antirrábicas

MAITÊ BRUSMAN | GERAL | 22/06/2024
Jornal Maitê Brusman
Tecpar assina acordo com empresa Argentina e pretende potencializar a capacidade de produção das vacinas antirrábicas
Vacinas antirrábicas produzidas pelo Instituto de Tecnologia do Paraná podem chegar aos demais países do continente, além do Brasil
Visualizações
Foto: Gilson Abreu/SGAS
Nesta última quinta-feira, dia 20, o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), assinou um acordo de cooperação tecnológica com a empresa argentina Biogénesis Bagó de Saúde Animal de modo a aumentar a capacidade produtiva e ampliar a garantia de fornecimento de vacinas antirrábica veterinária para o controle de raiva. A assinatura foi realizada no Palácio Iguaçu em conjunto com o governador do estado do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior.
O Instituto trabalha com a fabricação de vacinas antirrábicas, para animais e humanos, desde 1944. Em 1973, assim que o Programa Nacional de Profilaxia de Raiva (PNPR) fora implantado, as campanhas nacionais de vacinação para felinos e caninos acontecem uma vez ao ano e ainda permanecem em atividade, - sendo estas distribuídas de modo gratuito por meio do Sistema único de Saúde (SUS), com o intuito de diminuir as incidências do vírus em seres humanos.
Segundo o Diretor-presidente do Tecpar, Celso Kloss, esse novo acordo será benéfico para ampliar a oferta dos imunizantes e permitirá a chegada das vacinas antirrábicas veterinárias a novos públicos, concretizando fortalecimento para a campanha de vacinação no Brasil - além da oferta da Tecpar de fornecer vacinas aos demais países no continente que precisam do imunizante para a diminuir a incidência de casos de “raiva”. A proposta da Tecpar é potencializar, agora com sua nova parceria, a capacidade de produção e atrair investimentos para o Paraná.

>> Link Original

#79665474