Inácio Martins implanta Cooperativa das Mulheres para atuar na Agroindústria do Pinhão

HOJE CENTRO SUL (PR) | GERAL | 08/07/2024
08/07/2024
A cooperativa, que inicialmente empregará 20 mulheres e poderá gerar até 40 empregos indiretos, tem como carro-chefe a produção da farinha de pinhão, que já tem garantida a exportação para o Canadá. Além disso, a cooperativa produzirá outros subprodutos do pinhão, como pinhão triturado e embalado a vácuo, que serão destinados à alta gastronomia
Nesta quinta-feira (04), aconteceu no Centro de Eventos Silvano Pasqualin a assinatura do Termo de Cooperação Técnica para a implantação da Cooperativa das Mulheres de Inácio Martins. O evento contou com a presença do prefeito de Inácio Martins, Júnior Benato, e da secretária de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte.
Na ocasião, o prefeito ressaltou que o projeto trará novos empregos e motivará o desenvolvimento sustentável do município. “É de grande importância, geração de emprego através da cooperativa voltada para as mulheres e para o produtor rural que mais preservou. É a sustentabilidade com o desenvolvimento. Isso agrega valor no produto mais preservado, que é o pinheiro Araucária, é símbolo do estado do Paraná, que o produtor que preservou realmente vai ser compensado por isso", afirmou Benato.
Inicialmente, a cooperativa irá empregar 20 mulheres, mas há possibilidade de expansão, principalmente quando a agroindústria passar a beneficiar mais produtos da região, além do pinhão. “De imediato são 20 funcionárias que vão estar envolvidas diretamente dentro da agroindústria. Mas depois, para não ficar restrito à sazonalidade de produção do pinhão, vai poder transformar outros produtos da nossa região. Então, provavelmente, vai ainda aumentar o número de empregos: os diretos são 20 e indiretos pode chegar até 40 empregos”, avalia o prefeito de Inácio Martins.
O principal produto da cooperativa será a farinha de pinhão, que já tem aprovação para exportação ao Canadá, conforme informado durante o evento. Além disso, outros subprodutos do pinhão, como o pinhão triturado ou embalado a vácuo, estarão disponíveis para serem utilizados na gastronomia.
A secretária de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte elogiou o projeto implementado em Inácio Martins e disse que a cooperativa trará impacto social às mulheres cooperadas. "Quando a gente tem a oportunidade de fazer parte de um projeto como esse que estamos iniciando aqui em Inácio Martins, que é a construção de uma planta que vai transformar um produto importante na nossa economia agrícola, que é o pinhão, em um agregado de alto valor através do beneficiamento de produção, inicialmente de farinha e depois outros tipos de produtos, através de uma parceria que junta toda a região da Amcespar, a Investe Paraná que trará recursos, e o governo do Estado, seguramente é um projeto que tem um alcance social muito grande", afirmou Leandre.
Ela também enfatizou a importância do cooperativismo e disse que o projeto vai promover a inclusão social no município. "Isso faz com que as pessoas tenham oportunidades de progredir na vida, porque a forma cooperativista traz inclusão e justiça social. Então, o olhar que a gente tem hoje sobre a liderança do governador Ratinho Júnior é isso, é transformar o nosso estado em um estado cada vez mais desenvolvido, mais próspero, mas sem deixar ninguém para trás, incluindo homens e mulheres, brancos e pretos, indígenas, pessoas de outras etnias, pessoas jovens com pessoas idosas”, disse Leandre.
Da Redação/ Hoje Centro Sul
Fotos: Ciro Ivatiuk/Hoje Centro Sul

>> Link Original

#79667189