Compromisso sustentável: unidade da Kuhn do Brasil recebe Selo ESG

EAE MÁQUINAS (SP) | GERAL | 04/09/2024
Compromisso sustentável: unidade da Kuhn do Brasil recebe Selo ESG
Unidade localizada no Paraná passou por mentoria e está investindo em mais ações com foco nas dimensões ESG
A Kuhn do Brasil conquistou mais uma certificação importante neste ano para a sua unidade fabril em São José dos Pinhais (PR): o Selo ESG em foco do Serviço Social da Indústria. O termo ESG representa (em inglês) as iniciativas ambientais, sociais e de governança que as empresas adotam comprometidas com práticas focadas na sustentabilidade e em potencializar seus impactos positivos. A empresa passou por processos de mentoria com uma série de etapas e requisitos a cumprir.
A mentoria foi realizada pelo Sesi Paraná, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - Senai Paraná. O diagnóstico na Kuhn incluiu a análise de documentos ligados ao tema ESG, capacitação de colaboradores, definição de plano de ações, entre outras exigências para comprovar com evidências as iniciativas da empresa.
Ainda durante a mentoria, foi necessário colocar em prática as ações planejadas. Entre as iniciativas da Kuhn reconhecidas pelo selo, estão a participação direta dos colaboradores na melhoria de áreas sociais, segurança e meio ambiente, além do monitoramento de gases de efeito estufa, uso de fontes limpas de energia, contratação de mão de obra local e até mesmo campanhas beneficentes.
Isabel Bastos, gerente executiva de recursos humanos da Kuhn do Brasil, explica que após a mentoria a empresa conseguiu mapear todas as ações ESG e acompanhá-las com mais clareza. Hoje, a gestão de cada área tem ações focadas em ESG e o tema é debatido nas reuniões frequentes com todos os gerentes e a participação do time técnico de SSMA (Segurança, Saúde e Meio Ambiente).
“Já realizávamos práticas ESG, principalmente na dimensão ambiental, mas com o selo conseguimos padronizar as ações, entregar ainda mais tecnologia e modernidade comprometidos com as práticas sustentáveis que têm impacto global”, destaca Isabel.
Os aprendizados a partir da mentoria ESG já estão sendo multiplicados entre os colaboradores. A empresa tem promovido treinamentos, reuniões e orientado os funcionários através da comunicação interna. O tema também será tratado na campanha da SIPAT deste ano, em agosto. Com o Selo ESG da unidade de São osé dos Pinhais, a Kuhn pretende ampliar cada vez mais a padronização às demais unidades no Brasil e já projeta novas medidas que possam ser implementadas ou ampliadas em breve.

>> Link Original

#79982753