Comiss?o de Ci?ncia e Tecnologia da Assembleia debate o Ensino Superior no Paran?

JORNAL A VOZ DO PARANÁ (PR) | NOTÍCIAS | 11/09/2024
A Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior da Assembleia Legislativa realizou sua terceira reunião externa de 2024 na segunda-feira (9), no Auditório Legislativo Deputado Rubens Recalcatti para debater o Ensino Superior no Paraná.
A reunião, convocada pelo presidente da Comissão, deputado Fabio Oliveira (Podemos) teve por objetivo conhecer as ações da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) e da Fundação Araucária sobre o tema, além de discutir propostas de pesquisa científica aplicada para as instituições de ensino superior do Paraná.
A Comissão solicitou contribuições das principais entidades do setor produtivo para auxiliar na elaboração de novos projetos de pesquisa aplicada, a serem desenvolvidos pelas universidades estaduais. Para tanto, estiveram presentes na reunião o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona; o presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig; o gerente de Relações Governamentais da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), Luciano da Silva Barros; a pró-reitora de Ensino e Pesquisa da UniSenai, Alessandra Aparecida Campos; o analista técnico do Sistema OCEPAR, Salatiel Turra; o representante da Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná (FETRANSPAR), coronel Neto; o superintendente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (FACIAP), Luciano Justino e o coordenador do Departamento Técnico Econômico do Sistema FAEP, Jefrey Kleine Albers.
Para o presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior da Assembleia Legislativa, deputado Fabio Oliveira (Podemos) “o nosso objetivo hoje é o de ouvirmos tanto do professor Aldo, como secretário da SETI, e também do professor Ramiro, como presidente da Fundação Araucária, quais ações que tanto a Secretaria quanto a Fundação têm tomado principalmente no que tem a questão do ensino superior. E o outro objetivo é recebermos aqui na Assembleia, o setor produtivo, todos os membros do G7, através de uma solicitação que fizemos para nos dizerem que tipo de pesquisa aplicada as nossas universidades estaduais poderiam desenvolver de uma maneira mais dirigida a esses setores e vamos entregar tanto ao professor Aldo quanto ao professor Ramiro essas sugestões de pesquisas aplicadas do setor produtivo às nossas universidades estaduais”.
“Nós entendemos que o papel da universidade, principalmente a universidade pública, é muito importante para o desenvolvimento do setor produtivo e para que a gente possa ter um estado mais justo, mais próspero e melhor. Temos visto muitos absurdos, muitas pesquisas absurdas sendo realizadas por universidades públicas. Então o que nós queremos enviar às universidades estaduais são sugestões do que efetivamente o setor produtivo precisa hoje para que possamos tornar o Paraná um estado mais conjunto em todos estes setores”, completou o deputado Fabio Oliveira.


>> Link Original

#80032943