Tecnologia auxilia alunos

DIFUSORA (CURITIBA) (PR) | NOTÍCIAS | 17/09/2024



Óculos de inteligência artificial transformam a vida de alunos cegos no Paraná. Luiz Henrique da Rocha, de treze anos, diagnosticado com deficiência visual, recebeu em agosto de 2023 um óculos de inteligência artificial disponibilizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital, através do projeto "Óculos Amigo". Ele é aluno do oitavo ano do Colégio Estadual Anita Garibaldi, em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba, e foi um dos 147 alunos cegos da rede estadual de ensino a receber o dispositivo de tecnologia assistiva.

Um ano após receber o equipamento, Luiz relata como os óculos têm melhorado significativamente sua qualidade de vida e autonomia, permitindo-lhe realizar tarefas como ligar para pessoas, fazer provas e identificar objetos e cores. Fabricado em Israel, o dispositivo, que se acopla à haste dos óculos e não necessita de conexão à internet, utiliza inteligência artificial para transmitir informações em tempo real, ler textos em qualquer superfície, identificar até duzentos rostos, reconhecer objetos e cores.

Além do uso escolar, Luiz utiliza o aparelho em casa para identificar cores de roupas e objetos, reconhecer pessoas, usar outros equipamentos eletrônicos e assistir a vídeos de futebol, seu esporte favorito. Sua mãe, Mônica Celina Alves da Rocha, destaca que o equipamento não só auxiliou no desenvolvimento estudantil de Luiz, mas também lhe proporcionou maior independência nas atividades do dia a dia, como ler livros e gibis sem necessidade de auxílio.

O pedagogo Cláudio Roberto Molina, que acompanha Luiz desde o recebimento do dispositivo, observa um avanço expressivo no aluno com a utilização dos óculos, que têm se mostrado excelentes para a leitura de textos e reconhecimento de objetos e pessoas. Com um investimento de R$2,9 milhões, o projeto "Óculos Amigo" alcançou 75 municípios do Paraná, promovendo a inclusão social de crianças e adolescentes cegos e servindo de exemplo para outros estados brasileiros, como Santa Catarina, Rio de Janeiro e Espírito Santo, que buscaram o Governo do Paraná como referência para a aplicação do projeto.

#80071486