Cirurgias eletivas são retomadas no HUOP

JORNAL TAROBÁ 2ED. (PR) | BANDEIRANTES | REPORTAGEM | 16/09/2024



Centenas de pacientes do oeste do Paraná começaram a ter acesso a cirurgias eletivas após o Hospital Universitário de Cascavel retomar os procedimentos, que haviam sido adiados devido a apontamentos da Vigilância Sanitária. A retomada veio após uma série de avaliações e adequações documentais exigidas pela Vigilância, que finalmente deu aval para o início das cirurgias na última sexta-feira. Atualmente, aproximadamente 3.200 pessoas da Região Oeste aguardam por procedimentos eletivos, e desde o dia 29, esses pacientes começaram a ser chamados para triagem.

A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná optou pela terceirização das cirurgias, estabelecendo um contrato que exige a realização de pelo menos 318 cirurgias por mês pela empresa contratada. Além disso, a empresa tem o compromisso de realizar 100 cirurgias de urgência e emergência, visando acelerar o fluxo e aumentar a rotatividade de leitos no hospital. O centro de cirurgias programadas dispõe de três salas de cirurgias e 14 leitos, com procedimentos realizados conforme as especialidades.

A expectativa do Governo do Estado do Paraná é que, após doze meses, a fila de espera por cirurgias eletivas no hospital universitário seja zerada, beneficiando cerca de 3.200 a 3.500 pacientes. Posteriormente, o plano é expandir o serviço para atender as demandas de outras regionais de saúde, abrangendo uma população de dois milhões de habitantes em cinco regionais de saúde.

#80071489