Paraná sofre com a falta de vacinas

BAND CIDADE 1ª EDIÇÃO (PR) | BANDEIRANTES | NOTÍCIAS | 17/09/2024



Mais de 1.500 municípios brasileiros relatam falta de vacinas, com o Paraná sendo o terceiro estado mais afetado. A vacina contra a varicela é a mais escassa, conforme levantamento realizado entre 2 e 11 de setembro, com a participação de 2.400 municípios. Cerca de 64% dos participantes da pesquisa e aproximadamente 28% do total de municípios no Brasil enfrentam escassez de imunizantes há pelo menos 30 dias. Cento e setenta municípios aguardam um novo lote de vacina contra Covid-19 para crianças, e também há falta da vacina meningocócica C, que protege contra infecções graves como a meningite. Outras vacinas em falta incluem a tetraviral, que combate sarampo, coqueluche, rubéola e hepatite, e a DTP, contra difteria, tétano e coqueluche. Santa Catarina, Pernambuco e Paraná são os estados mais afetados.

O Ministério da Saúde afirma que mantém envios regulares de vacinas aos estados, que são responsáveis por abastecer os municípios, e nega que haja uma falta generalizada de vacinas no país. A Secretaria de Saúde do Paraná informou que o estado recebeu recentemente mil doses da vacina contra Covid-19 para crianças e 80 mil doses da tetraviral, que já foram distribuídas. Sobre a meningocócica C, a secretaria mencionou que o laboratório produtor reprogramou as entregas, mas não especificou uma data para a vacinação.

Além disso, a Polícia Civil realizou uma operação nesta terça-feira, cumprindo 143 mandados judiciais contra o crime organizado, envolvendo homicídios, tentativas de homicídio, tráfico de drogas e roubo de cargas.

#80073049