Três partidos conquistam quase 70% das prefeituras do Paraná nas últimas eleições

PSD elegeu 162 prefeitos no último domingo, enquanto o PP ficou com 61 e o PL, com 52; números ainda podem mudar

JORNAL BEM PARANÁ (PR) | POLÍTICA | 08/10/2024
As eleições municipais do último domingo (6 de outubro) acabaram colocando quase 70% dos municípios paranaenses nas mãos de três partidos: o PSD, o PP e o PL. É o que revela um levantamento exclusivo do Bem Paraná, feito com base nos resultados do pleito divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Primeira força política O grande vencedor do pleito, inquestionavelmente, foi o Partido Social Democrático (PSD). A legenda, que tem o governador Ratinho Junior como principal nome no estado, conseguiu eleger 162 prefeitos, ficando com 40,6% dos municípios paranaenses. Em 2020, havia conquistado 122 cidades – ou seja, conseguiu aumentar em 32,8% o seu domínio. O número de cidades com prefeitos do PSD ainda pode aumentar até o fim do mês. No dia 27 de outubro será disputado o segundo turno em três cidades do Paraná (Curitiba, Londrina e Ponta Grossa). Em duas delas (Curitiba e Londrina), candidatos do PSD (Eduardo Pimentel e Tiago Amaral, respectivamente) seguem na disputa pela chefia do Poder Executivo. Segunda força política Na sequência aparece o PP, cujo maior expoente é Ricardo Barros. Ao todo, 61 municípios elegeram prefeitos associados à legenda, entre eles Maringá, que é uma das principais cidades paranaenses e aclamou, já em primeiro turno, Silvio Barros como seu prefeito. Ele, que é irmão de Ricardo Barros, comandará a cidade pela terceira vez (já foi prefeito entre 2005 e 2012). Assim, o partido se consolida como a segunda força no estado, sendo a legenda que mais cresceu em número de municípios conquistados. Isso porque, em 2020, o PP havia ficado com 21 cidades. Ou seja, o número de municípios com os Progressistas cresceu impressionantes 190,5%. Partido de Bolsonaro Já o Partido Liberal (PL), sigla do ex- -presidente Jair Bolsonaro, conseguiu fazer 52 prefeitos no Paraná. Em relação ao pleito anterior, quando 25 cidades haviam sido conquistadas, houve um incremento de 108%. Depois do PL, os partidos que mais fizeram prefeitos no último final de semana foram os seguintes: MDB, com 30; União, com 29; Republicanos, com 14; e PSB, com 14. O PT, do presidente Lula, conseguiu apenas três prefeituras. Menos do que o conquistado por siglas como PSDB (9), Podemos (8) e PDT (5).

PL foi o partido que elegeu maior número de prefeitos nas grandes cidades
O PL foi o partido que elegeu o maior número de prefeitos nas 103 maiores cidades do País. Ao todo, a legenda de Valdemar Costa Neto fez 10 prefeitos nos principais centros urbanos do País, sendo seguida pelo União Brasil, que fez 9. O PT, do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, elegeu apenas dois prefeitos no primeiro turno nesse rol das maiores 103 cidades. Nos dois casos, tratam-se de prefeitas que tentavam a reeleição: Marília Campos, em Contagem (MG), e Margarida Salomão, em Juiz de Fora (MG). Partidos de centro-direita como o PP (7), PSD (5), MDB (5) e Republicanos (4) também conseguiram eleger prefeitos no primeiro turno e aguardam o resultado do segundo turno para adicionar mais representantes no Executivo municipal. Esses 103 municípios são aqueles que, por terem mais de 200 mil eleitores, têm a possibilidade de realizar um segundo turno das eleições. Nesses municípios, estão concentrados 60,5 milhões dos 155 milhões de eleitores brasileiros aptos a votar neste ano. Os resultados eleitorais nessas prefeituras são importantes pela influência que os eleitos adquirem e porque indicam como o eleitorado tem se guiado nos principais centros urbanos do Brasil.
Paraná tem uma só pessoa trans eleita vereadora, indica balanço
Um balanço produzido pela Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra) e ainda em atualização indica que ao menos 26 pessoas trans foram eleitas para as câmaras municipais do Brasil nas eleições de 2024. Apesar de comemorado, o número ainda é menor que o de 30 pessoas trans eleitas em 2020. No Paraná, há uma única pessoa eleita trans, segundo o levantamento. É Flávia Carreiro em Itaguajé. “Este ano, das mais de 600 candidaturas, chegamos a 26 eleitas ou reeleitas com possibilidade de termos ainda mais por esse Brasil a fora. Destacando que a maioria foi eleita em cidades do interior com forte representação de partidos progressistas, maioria de mulheres trans e travestis e com destaque para candidaturas negras”, comemorou a Antra em texto publicado em sua página oficial. A associação chama atenção para a ausência de dados sobre pessoas não binárias e intersexo no site do Tribunal Superior Eleitoral e afirma que muitas pessoas que se declararam trans junto ao TSE o fizeram de forma equivocada. Embora todas as candidatas eleitas tenham sido para o Legislativo municipal, o texto também destaca a candidata a prefeita Duda Salabert (PDT), que foi a quinta mais votada, com 97.315 votos.

#80211205