O Festival Nacional do Teatro (Fenata) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) é um evento importante para a cultura, arte e educação para todo o Brasil. Neste ano acontece a edição de número 52. Ao longo de uma semana de novembro, os mais de 300 artistas de 31 grupos de todo o país irão compor a programação em atrações espalhadas pela cidade.
Promove a difusão da cultura teatral, apresentando espetáculos de diversas linguagens e estilos, além de workshops e oficinas. Também incentiva a criação artística, proporcionando um espaço para artistas e grupos teatrais apresentarem seus trabalhos. O evento recebe grupos teatrais de diversas regiões do Brasil, promovendo o intercâmbio cultural e a troca de experiências.
O festival contribui para a formação de um público crítico e apreciador da arte teatral, projeta a UEPG como instituição culturalmente ativa, pode inspirar pesquisas acadêmicas sobre teatro, oferece acesso à cultura para diversas faixas da sociedade, bem como contribui para o desenvolvimento cultural e econômico de Ponta Grossa.
Assim como o Festival Universitário da Canção (FUC), o Festival Nacional de Teatro da Universidade Estadual de Ponta Grossa é patrimônio imaterial do município. O Conselho Municipal do Patrimônio Cultural (Compac) aprovou, por unanimidade, a salvaguarda dos festivais. A eleição do FUC e Fenata à condição de patrimônio foi proposta pela Secretaria Municipal de Cultura, e aconteceu neste ano.
O título de patrimônio imaterial é concedido às tradições culturais ligadas à memória e à identidade da população. A medida garante aos festivais a proteção e assegura a permanência e continuidade da sua manifestação dentro do cenário cultural do município. Isso demonstram a importância da UEPG na construção de nossa identidade cultural. Somos uma Universidade que se estende para além de seus muros, contribuindo com a sociedade.
O impacto do FUC e do Fenata para a cultura ponta-grossense ao longo de meio século, com a formação de um público cativo e crítico, é significativo. Há 50 anos o festival promove e valoriza, ininterruptamente, o teatro em Ponta Grossa, o que proporcionou a vinda de peças e artistas de renome. O festival acontece em múltiplos espaços e formas e oportuniza a formação artística. A salvaguarda mostra uma UEPG cada vez mais integrada à sociedade. É um presente que a instituição oferece à cidade, e esta, por sua vez, acolheu e garantiu sua preservação.
O Fenata da UEPG desempenha um papel fundamental na promoção das artes cênicas, na formação de público e na valorização da cultura brasileira. O festival vai muito além dos palcos de Ponta Grossa.