Governo envia notificação a dono do Pinheirão

RÁDIO T (104.9 FM - CURITIBA) (PR) | NOTÍCIAS | 30/10/2024



O proprietário de uma área em Pinheiral, Curitiba, recebeu uma notificação de desapropriação, baseada em um decreto assinado pelo governador Ratinho Júnior, que declara o espaço de utilidade pública. O governo do Paraná planeja construir um centro de convenções com complexo hoteleiro no local, em parceria com a iniciativa privada, seguindo o modelo de parceria público-privada. A desapropriação foi avaliada pela Procuradoria Geral do Estado em 65 milhões de reais, valor contestado pelo proprietário, que acredita valer muito mais.

Há divergências significativas sobre o valor da área, com o estado estimando quase 165 milhões de reais e o proprietário, 600 milhões de reais. Essa discrepância se deve, em parte, ao valor pago pelo proprietário em 2012, que foi de 57 milhões de reais, sugerindo que o valor do metro quadrado na área aumentou significativamente desde então.

O financiamento para a compra do terreno virá da verba de privatização da Copel, e o proprietário tem 15 dias para responder à proposta. A Secretaria de Estado do Planejamento, em conjunto com o Paraná Projeto, já trabalha no pré-projeto para a construção. O investimento estimado para a construção do complexo é de um bilhão de reais, com recursos também da iniciativa privada. O objetivo é atrair shows internacionais e nacionais, além de eventos corporativos e convenções.

A discussão também tocou na questão da utilização de recursos da Copel para a compra do terreno, levantando debates sobre a gestão de recursos públicos e a importância de investimentos em infraestrutura que beneficiem a comunidade.

#80354329