Empresário do setor gráfico conta sua história em livro

CONTRAPONTO (PR) | GERAL | 14/11/2024
contraponto
Nascido em Colorado, no Paraná, vindo da roça a Curitiba, Abilio de Oliveira Santana, 63 anos, fundador da Hellograf, se tornou um dos gráficos mais atuantes do sul do País. Em 2023, teve a sua história lançada em filme - “Da Roça à referência Nacional no Setor Gráfico” - e nos próximos meses reproduz a sua história no Livro “O Poder Transformador de um Sonho Adolescente: Abilio de Oliveira Santana.”
Obra da Editora Hellograf - capa dura, 450 páginas e totalmente em cores - que tem como autores Abilio de Oliveira Santana e José Francisco Cunha.
Cargos
Abílio passou a infância e juventude em Diamante d’Oeste no sítio da família Oliveira Santana, na localidade de Água da Esperança, onde trabalhou e estudou até o ginasial. Veio morar em Curitiba com o incentivo dos pais, a procura de novos horizontes de estudo e trabalho. É fundador da Hellograf, empresa que ele iniciou nos fundos de sua casa, e também é o idealizador da Escola Gráfica do Serviço Nacional da Indústria (Senai).
Foi presidente do Sindicato das Indústrias Gráficas do Estado do Paraná (Sigep), de 2013 a 2919, primeiro vice-presidente da diretoria executiva da Associação Brasileira da Indústria Gráfica (Abigraf) e, por duas vezes, vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), de 2015 a 2019 e de 2019 a 2023. Atualmente, é primeiro vice-presidente da Abigraf Paraná e vice-coordenador do Conselho Temático de Micro, Pequena e Média Indústria da Fiep.
Possui diversos cursos do setor gráfico, gestão, administração e recursos humanos. Adora pedalar e já concretizou duas longas pedaladas: o Caminho Português Santiago de Compostela e Volta às Origens — trajeto de Curitiba a Diamante d’Oeste —, em agradecimento simbólico de tudo que a vida lhe tem proporcionado. E agora, decidiu com o amigo e escritor José Francisco Cunha apresentar a sua história em livro.
A Hellograf
Há mais de três décadas, a Hellograf Gráfica e Editora Santana, que começou em 1992 numa fabriqueta de impressos nos fundos de sua casa, consolida-se desde 2022 em nova sede da empresa, uma indústria gráfica contemporânea, em uma área de 10.250 m² de terreno e 2.800 m² de área construída, para atender o mercado do Sul do Brasil., A Hellograf é uma empresa inovadora e está totalmente equipada com tecnologia de última geração, genuinamente comprometida com a comunidade e com o meio ambiente.
O post Empresário do setor gráfico conta sua história em livro apareceu primeiro em Contraponto.

>> Link Original

#80438148