Fiep realiza evento sobre economia e eleições norte-americanas

JOVEM PAN (103.9 FM - CURITIBA) (PR) | RÁDIO JOVEM PAN | JORNAL DA MANHÃ | 12/12/2024



Acontece hoje o evento “Presidência Trump: o impacto sobre a indústria do Paraná”, em Curitiba. A iniciativa é organizada pela Fiep e ocorre na sede do Jardim Botânico.

Durante sua participação no Jornal da Manhã, da rádio Jovem Pan, Edson Vasconcelos, presidente da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), discutiu a importância da internacionalização da indústria paranaense e os impactos das eleições norte-americanas na economia do estado. Ele destacou que a eleição nos Estados Unidos é relevante para o Paraná, especialmente devido ao protecionismo norte-americano que pode afetar a oferta de produtos chineses no mercado global e, consequentemente, no Brasil. Vasconcelos ressaltou que 80% das exportações paranaenses são produtos de transformação, com metade destinada ao mercado norte-americano, enfatizando a importância dos acordos bilaterais com os EUA para a indústria local.

Ele também abordou o tema do pedágio, mencionando a expectativa da Fiep em relação ao leilão do lote três em São Paulo e a importância de uma competição saudável para a economia paranaense. Vasconcelos explicou que a distribuição industrial no Paraná, diferentemente de Santa Catarina, exige uma infraestrutura robusta no interior do estado. A discussão incluiu o impacto dos custos de pedágio na indústria e a eficácia dos conselhos de usuários na fiscalização dos contratos de concessão.

Por fim, Vasconcelos criticou a alta taxa de juros, descrevendo-a como prejudicial para o setor produtivo e para a capacidade de compra do consumidor. Ele argumentou que o governo federal deveria incentivar o crescimento do setor produtivo, em vez de assumir um papel predominante na economia. Vasconcelos enfatizou a necessidade de um "choque de realidade" para reconhecer que o estado não gera riquezas, mas deve apoiar o setor produtivo para fomentar o desenvolvimento econômico.

#80577563