O leilão do lote 3 das rodovias paranaenses, realizado na Bolsa de Valores de São Paulo, foi o mais disputado até agora no novo modelo de pedágio do Paraná. Com a participação de quatro empresas, a CCR venceu após oferecer um desconto de 26,6% na tarifa base, o maior registrado. O lote abrange 569 km de rodovias, incluindo trechos importantes como as BRs 369, 373 e 376, além de sete praças de pedágio, e prevê investimentos de quase R$ 16 bilhões em obras, como duplicações, terceiras faixas e contornos.
Os novos valores de pedágio devem começar a ser cobrados em 2024, com reduções significativas em relação às antigas tarifas, além de descontos adicionais para motoristas que utilizarem TAG eletrônica. O contrato inclui medidas para garantir o cumprimento das obras, como aportes financeiros obrigatórios em casos de descontos acima de 18%. O setor produtivo e o governo comemoraram o resultado, destacando o modelo mais transparente e econômico em comparação às concessões da década de 1990.
O governador Ratinho Júnior e o ministro dos Transportes, Renan Filho, enfatizaram a importância do leilão para garantir obras de infraestrutura e tarifas justas. Na próxima semana, o leilão do lote 6, que abrange rodovias de Guarapuava, Cascavel e Foz do Iguaçu, será realizado, com a expectativa de mais avanços no modelo de concessões rodoviárias do Estado.